TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Trabalho Escolar: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DO ALUNO: Alexsandra Aparecida de Souza Oliveira

NOME DO ALUNO: Claudia de Souza Marques

NOME DO ALUNO: Mirian Dias Garcia

CIDADE – JACAREÍ

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DO ALUNO: Alexsandra Aparecida de Souza Oliveira RA: 1299927309

NOME DO ALUNO: Claudia de Souza Marques RA: 4735913022

NOME DO ALUNO: Mirian Dias Garcia RA: 4351849425

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Cecília Ramos.

CIDADE – ESTADO

2014

Sumário

Introdução....................................................................................4

Etapa 1 – A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil e as atribuições do MEC.......................5

Etapa 2 – Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos...........................................................................................6

Etapa 3 – Organização Auxiliar da Escola.............................8

1.1 ENTREVISTA................................................................10

ETAPA – 4 LDB 9394/96 ART. 62.......................................10

1.1 Mapa Conceitual.............................................................12

Considerações Finais.............................................................13

Referencias Bibliográficas.......................................................14

Introdução

Este trabalho foi realizado através das pesquisas que nos foram apresentas pela atps, mas para um maior conhecimento buscamos fazer outras pesquisas em sites, revistas, artigos dentre outros, visando assim alcançar os objetivos que nos foi proposto.

Ele esta organizada da seguinte forma, as atribuições do MEC através da estrutura e o funcionamento da educação no Brasil, discutir sobre as vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos, a entrevista sobre a estrutura e organização auxiliar de uma escola e suas formas de funcionamento, LDB 9394/96 e a confecção de um mapa conceitual.

Etapa 1 – A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil e as atribuições do MEC.

A educação brasileira vive somente de reformas quando deveria haver uma grande revolução na educação, apenas a educação de qualidade é capaz de criar cidadãos na busca de aperfeiçoamento, na valorização e no treinamento para todos os aspectos de sua vida.

O professor é peça chave para que esse processo aconteça na educação. A continuidade da formação após a graduação e os incentivos a pesquisa e desenvolvimento são contribuições essenciais para a elevação da qualidade de ensino e toda a educação em geral.

A evasão escolar, baixo desempenho escolar, analfabetismo funcional, fragmentação do ensino e repetência, são grandes indicadores críticos em nosso pais que precisa ser mudado,e somente apartir do momento em que o professor tomar consciência do seu papel de agente principal do desenvolvimento acadêmico e social dos alunos isso será possível.

Julga-se necessário que o professor possa perceber criticamente a relação entre a escola, o sistema de ensino em um contexto político, econômico e social.Devemos também olhar para a LDB pois ela indica que a responsabilidade de educar não é somente do Estado, ela também é de responsabilidade da família e sociedade.

O Ministério da Educação MEC tem como uma de suas atribuições conceberem e coordenar de apoio a educação básica. Sua atuação e orientar para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos á educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantem o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais a Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e da Democracia da Gestão Educacional, implantadas mediante ações de formação inicial e continuada de professores da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio, de gestores e funcionários da educação básica, da assistência técnica do aprimoramento do currículo da educação básica, da produção de disseminação de materiais didáticos , tecnológicas educacionais e periódicos de qualidade que assegurem a informação e o aprimoramento desses profissionais nos exercícios de suas funções.

O Ministério da Educação é um órgão do Governo Federal do Brasil, fundado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com