TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Monografias: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

A Educação no Brasil sofreu grandes transformações ao longo dos anos. Inicialmente com o objetivo de “guardar” crianças para que as mães pudessem trabalhar garantindo-lhes higiene e comida. Hoje vemos a importância da educação infantil, onde é realizado um trabalhado através da ludicidade, sociabilidade, coordenação motora e psicomotora para que haja um desenvolvimento integral da criança na educação infantil.

Na lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, (LDB) Lei de diretrizes e base, antes não era obrigatória à educação infantil, porém, com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013; passa ser obrigatório a educação infantil para crianças com quatro anos de idade.

O ensino fundamental, antes iniciado aos sete anos, passou a ser iniciado aos seis anos de idade, com a lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, onde já é inicializado o trabalho de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental.

Nesse trabalho, veremos o desenvolvimento da educação através da concepção de criança, educação infantil e ensino fundamental de nove anos.

2. Concepções

2.1 Criança

A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, espontânea, ser livre, acompanhando as necessidades do adulto. O conceito é que através da estimulação de suas habilidades, de desafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, ou seja, que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento.

Educação Infantil

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei. Nº 9.394/96) já sinalizava para a possibilidade de inserção de crianças de seis anos no Ensino. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica no desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade.

Desta forma a criança na Educação Infantil, tem como princípio o cuidado entre, relações e vínculos afetivos, interações entre as crianças atendidas, dando a oportunidade de ser criança e viver como criança na sociedade.

As concepções sobre criança vêm se modificando, com essas transformações práticas. Contudo as características das crianças de seis anos e outras faixas etárias, sobre tudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento, e o desejo de aprender, e a conhecer o mundo por meio do brincar. Diante dessas considerações, podemos afirmar que as práticas voltadas ao cuidado da criança são coerentes à concepção delineada em cada época e que, por sua vez, te determinado os modelos de atendimento a ela prestados.

No Ensino Fundamental, a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei. Nº 9.394/96). Já sinalizava para a possibilidade de inserção de crianças de seis anos e no Ensino Fundamental, de forma facultativa, desde que o município tivesse garantido a matrícula. De todas as crianças de sete anos (BRASIL, 1996, art.87, inciso I), o que poderia ter representado uma conquista no cenário infantil, porém, ainda longe de garantir um atendimento de qualidade. Acesso:https://docs.google.com/file/d/0B4JXUZGJweSJQURYeHRveVZVM00/edit?pli=1 em 27/03/2014

2.2 Educação Infantil

Assistencialismo: com expansão da indústria, a participação da mulher no trabalho fabril surge às primeiras instituições infantis. Tal concepção possui características de guarda das crianças, do cuidado em si,da assistência as camadas empobrecidas,da segurança entre cuidado e educação.Enfatiza o cuidar, a higienização e alimentação para o desenvolvimento de uma nação sadia

Desenvolvimento natural-Escola nova: faz-se necessário rever criticamente formas tradicionais, dando ênfase na evolução natural da criança e valorizando o interesse da mesma que precisa ser estimulada especialmente por atividades que envolvam o jogo e o brinquedo, onde a criança deve aprender fazendo por meio da experiência.

Compensatória: compensar as deficiências das crianças, sua miséria, sua pobreza e a negligência familiar, consideradas como causas do fracasso escolar, por isso buscam-se “reparar um dano”, solucionando as deficiências das crianças consideradas culturalmente inferiores. Assim, são desenvolvidos programas para a infância, propondo-se que as creches se preocupem com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de atividades educativas lúdicas.

Preparatória: é aquela que tem como função primordial preparar as crianças para terem sucesso nas primeiras séries do ensino fundamental, mais especificamente para não fracassarem na alfabetização, buscando desenvolver as habilidades motoras, linguísticas e cognitivas, embasadas na compreensão cumulativa da aprendizagem, partindo do que é considerado fácil para o difícil, do simples para o complexo, criando uma sequencia determinada, uma necessidade de uma ordem pré-estabelecida de conteúdos (empirismo: acredita nas experiências como formadoras das ideias), que precisam ser seguidos daquela maneira para conseguir aprendê-los.

Concepção Global da criança: fundamenta a idéia de Educação Infantil desenvolvimentista, com objetivos focados na criança em si, independente de sua história e das condições sociais. O objetivo da educação é o desenvolvimento global e harmônico da criança. Global porque inclui todos os aspectos do ser humano, harmônico porque todos estes aspectos devem desenvolver-se equilibradamente, paralelamente, sem exageros nem limitações. Busca-se o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes, nos aspectos: motores, afetivos, sociais e cognitivos.

Concepção Pedagógica: estudos científicos apontavam para a necessidade de compreender que a creche e a pré-escola tem uma Função Pedagógica, enfatizando aprendizagem estimuladora e significativa, garantindo novos conhecimentos e favorecendo o processo de alfabetização por meio do trabalho sistematizado. A proposta da educação infantil deve estar permeada por uma concepção de criança e educação infantil que valorize o sujeito e o seu processo de formação humana. A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com