TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Casos: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL 3

VANTAGENS 4

DESVANTAGENS 5

CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR 6

GESTÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA 6

O CORPO DOCENTE 8

LDB. LEI 9394/96. 8

MARCOS TEÓRICOS 8

Mapa conceitual do ensino fundamental 9

CONCLUSÃO 10

INTRODUÇÃO

Ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil, com duração de nove anos, sendo que a matrícula é obrigatória para todas as crianças a partir dos 6 anos de idade. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica a responsabilidade conjunta dos pais, do Estado, e da sociedade.

 Os pais ou responsáveis: Devem matricular os filhos a partir dos 6 anos juntamente a secretaria da escola

 O estado: Deve garantir a efetivação de vagas nas escolas da rede pública.

 A sociedade: Deve fazer valer a própria obrigatoriedade

A educação infantil é regulamentada por meio da lei de diretrizes e bases da educação, de 1996, sua origem remonta ao Ensino de Primeiro Grau, que promoveu a junção do antigo curso primário, com quatro a cinco anos de duração, e do antigo ginásio, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário. A duração do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos.

No trabalho a seguir é possível entender um pouco mais a respeito do ensino fundamental, suas mudanças e as leis que o regulamentam.

FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Lei de Diretrizes Básicas (LDB 9.394/96) é a que estabelece a finalidade da Educação no Brasil, como esta deve ser organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais os níveis e modalidades de ensino entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileira com base nos princípios da constituição.

A educação básica no Brasil constitui-se em três etapas, sendo elas Ensino Infantil, para crianças até 5 anos, Ensino Fundamental, para alunos de 6 até 14 anos e Ensino Médio, para alunos de 15 a 17 anos, essas etapas do ensino tem por objetivo assegurar para as crianças e jovens todo o processo para o ensino. De acordo com lei 93.394/96, a educação escolar não somente a educação básica compõe–se também do Nível Superior.

A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o aluno, e assegurar-lhe uma formação comum, porém de qualidade, educação esta, indispensável para o futuro e que seja capaz de fornecer ferramentas para que o aluno venha a progredir tanto no trabalho como em estudos posteriores. Ao longo do processo de aprendizagem, o aluno deve receber a formação necessária para o exercício da cidadania, como aponta a lei de diretrizes e bases da educação.

Com as mudanças recentes da lei, o país encontra-se diante de um novo contexto em relação à educação básica nacional. Mesmo que o ingresso de crianças aos 6 anos não seja algo novo, a ampliação da obrigatoriedade escolar estendendo a duração do ensino fundamental para 9 anos, trás mudanças que repercutem tanto na educação infantil, como no ensino fundamental, que passa agora a ser da seguinte maneira:

1. Classe de alfabetização (CA) = 1º ano

2. 1ª série = 2° ano

3. 2ª série = 3° ano

4. 3ª série = 4° ano

5. 4ª série = 5° ano

6. 5ª série = 6° ano

7. 6ª série = 7° ano

8. 7ª série = 8° ano

9. 8ª série = 9º ano

VANTAGENS

A ampliação do período da escolaridade obrigatória assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além de viabilizar um tempo maior de convívio escolar e, desta forma pretende desenvolver e qualificar novas oportunidades de aprendizagem. Com esta ampliação requer uma organização maior e criteriosa nos currículos, na proposta pedagógica, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas crianças exige uma didática diferenciada, respeitando suas individualidades.

E diante desta ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração temos a perspectiva de que possa melhorar as condições e a qualidade da Educação Básica e, estruturando um novo Ensino Fundamental no qual as crianças prossigam nos estudos alcançando maior nível de escolaridade assegurando que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento.

DESVANTAGENS

Podemos considerar uma desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico onde a obediência e o silêncio são meios considerados fundamentais para o desenvolvimento do trabalho e o ritmo é bem diferente de Educação Infantil. A questão é que simplesmente arriscar em colocar uma criança de seis anos no Ensino Fundamental nessas condições é expô-la, ainda mais cedo ao fracasso escolar. A criança de seis anos aprende por meio da fantasia, da imaginação, das brincadeiras, dos jogos, de forma lúdica, portanto, a criança não deveria entrar para o sistema do Ensino Fundamental sem que isso fosse levado em conta. Pensando nessas questões fica a dúvida, se essa mudança não trará mais prejuízo para a qualidade do ensino.

A criança pode sentir que não está correspondendo ao que lhe é pedido, e vir a perder o amor pela aprendizagem, portanto, pais e professores têm que atentar para isso. Órgãos públicos e universidades têm que pensar primeiramente como é as nossas crianças para depois pensar que tipo de programa implantar.

Antecipando a idade de ingresso haverá uma diferença maior com relação ao aprendizado e esse fator tem que ser pensado do ponto de vista pedagógico onde alguns vão aprender a ler e escrever com seis anos incompletos, outros não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com