TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Exames: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUACIONAL – UNIDERP

UNIABC – SANTO ANDRÉ

PEDAGOGIA – EAD

Adriana Silva dos Santos RA: 7308549114

Ivone da Conceição dos Santos RA: 6946465890

Juliana Margarida de Oliveira Haas RA: 6582335350

Marileide da Cunha Bispo RA: 6659419211

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PROFESSORA KIMBERLY BARBEITOS

Santo André

2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. PSICOLOGIA E PEDAGOGIA NA MESMA DIREÇÃO 4

2.1. Psicologia e a Contribuição para Educação 4

3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM 5

3.1. Aspectos Conceituais e Contribuições para o Âmbito Educacional 6

3.2. Significados e Empregabilidade das teorias estudadas 7

4. FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANO 8

5. CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA EDUCAÇÃO 9

6. JOGOS 10

7. CONCLUSÃO 12

8. BIBLIOGRAFIA 13

Índice de Tabelas

Tabela 1 - Teorias da Aprendizagem 5

Tabela 2 - Tabela de Jogos 10

1. INTRODUÇÃO

Conforme pesquisamos sobre a importância da psicologia na educação e que a mesma tem uma grande contribuição na aprendizagem.

A psicologia é uma forte aliada no desenvolvimento humano e se adequa de forma fundamental no período inicial.

Enfatizaremos também como incentivar a criança, estimulando assim um maior interesse pelos conteúdos administrados pelo professor em sala de aula. Com os grandes estudiosos da educação, Ausubel, Piaget, Vygotsky. As teorias que foram desenvolvidas por eles e utilizadas diariamente em sala de aula. Cada teoria tem uma significativa importante no conhecimento para aprimorar no respeito à educação infantil.

Através dos jogos interativos educacionais, poderemos observar que aprendizagem terá um brilho maior aos olhos das crianças e despertando interesse e uma melhor aproximação na habilidade do desenvolvimento educativo.

Desejamos que com este tema abordado possamos mostrar que a educação é muito importante para a criança, todos tem o direito de estudar, pois com o acesso aos estudos tornará sempre uma pessoa preparada e direcionada em seu futuro.

2. PSICOLOGIA E PEDAGOGIA NA MESMA DIREÇÃO

A importância da psicologia para a pedagogia é que as duas andam lado a lado, sendo que uma complementa a outra. A psicologia tem como foco o estudo do comportamento humano, observando detalhes como, expressão, palavra e gestos, com as teorias e estudos que do respaldo e que ajuda a dar mais ênfase às questões educativas. Compreendendo o comportamento pode-se agir e a ajudar a criança a ser conhecer melhor, assim tendo uma fundamental contribuição na pedagogia e suas diversas fases. Proporcionando um melhor entendimento na aprendizagem, tornando as condições mais eficiente e fácil de ser entendida, através das dinâmicas e atividades desenvolvidas, permite a compreensão do desenvolvimento de cada etapa.

Pedagogia e psicologia estão interagidas e são peças fundamentais para o planejamento das atividades e proposta curriculares como o objetivo de orientar ajudando na construção de noções, no desenvolvimento e conhecimento no mundo físico e social através de desafios enfrentados no meio social.

2.1. Psicologia e a Contribuição para Educação

No comportamento do ser humano a psicologia observa vários fatores que envolvem as emoções de cada individuo, compreendendo tal comportamento fica mais acessível na ajuda, podendo então ser útil tanto no campo da medicina, na indústria e na educação.

Na pedagogia, a psicologia contribui para aperfeiçoar a relação entre professor e alunos, envolvendo também a família e o meio de convívio. As contribuições da psicologia na educação colaboram com o conteúdo a ser ensinados, visando estabelecer novos patamares para a compreensão dos acontecimentos do dia a dia na escola, proporcionando uma análise conjunta que facilita o levantamento de estratégia a que venham finalizar as dificuldades diárias.

A importância da psicologia na educação da à possibilidade da própria a aprender, direcionar, planejar e avaliar suas ações, assim aprendendo com os seus erros, levando ao introspeção e ao amadurecimento.

Cada ser tem sua própria capacidade, assim funciona com as crianças, cada uma tem a sua personalidade, no caminho da formação, a psicologia contribui para o crescimento emocional e intelectual, aliado a pedagogia, terão ótimos resultados no presente e no futuro da criança.

3. TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Conforme tabela, mostraremos três estudiosos Davia Ausubel, Jean Piaget e Vygotsky com os seus conceitos de Psicologia e qual a contribuição para o meio educacional.

Tabela 1 - Teorias da Aprendizagem

Teorias Psicologia Aspectos Conceituais Contribuição para o Ambiente educacional - Aprendizagem

David Ausubel

Teoria Verbal Significativa

 Estrutura cognitiva

 Novos conhecimentos são aliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com