TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social

Exames: Organização Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Anhanguera – Uniderp

Pólo de apoio presencial – Barra do Corda - MA

Curso – Serviço Social

Disciplina – Organização Social no Brasil

Profª. EAD – Edilene Garcia

Tutora presencial – Susanny Monteiro Soeiro

Alunos (as) – Maria Lisiê Sá Ferreira RA – 336568

Maria Rosania Taveira RA – 341763

Jaison Sousa Ferreira RA – 337902

Patrícia Lima Cortez RA – 338302

Priscila Silva Sousa RA - 340630

“Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações no Brasil”

Barra do Corda-Maranhão

2012

Carandiru

DIREÇÃO: Hector Babenco;

ANO: 2003;

GÊNEROS: Drama e Policial;

ROTEIRO: Hector Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas;

BASEADO EM: livro de Drauzio Varella chamado 'Estação Carandiru';

PRINCIPAIS ATORES: Luiz Carlos Vasconcelos (Médico Drauzio Varela); Milton Gonçalves (Chico); Ivan De Almeida (Nego Preto); Aílton Graça (Majestade); Maria Luísa Mendonça (Dalva); Aída Lerner (Rosirene); Rodrigo Santoro (Lady Di); Gero Camilo (Sem Chance); Lázaro Ramos (Ezequiel); Caio Blat (Deusdete); Wagner Moura (Zico); Floriano Peixoto (Antônio Carlos); Júlia Ianina (Francineide); Sabrina Greve (Catarina); Vanessa Gerbelli (Célia); Ricardo Blat (Claudiomiro); Leona Cavalli (Dina); Milhem Cortaz (Peixeira); Gabriel Braga Nunes (Sérgio); Antônio Grassi (Seu Pires); Rita Cadillac (ela mesma); Enrique Diaz (Gílson); Sabotage (Fuinha); Dionisio Neto (Lula); Robson Nunes (Dada); André Ceccato (Barba) e Sérgio Loroza (Papai Noel).

SINOPSE: "Ummédico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão, solidariedade, organização e uma grande vontade de viver”.

O filme mostra claramente o trabalho realizado por um médico com o intuito de prevenir a AIDS dentro de um presídio, a convivência dia-a-dia com a realidade atrás das grades, que inclui cenas de violência das mais chocantes que um ser humano pode ver ou viver, além da superlotação das celas, instalações precárias, uso de drogas e violência.

No mesmo filme é relatada a vida dentro de uma penitenciária brasileira, da forma mais cruel e direta possível. Vimos uma penitenciária sem organização social, falamos aqui de organização no sentido de ordem, de organizar o Carandiru como local onde habitam pessoas e não monstros, com ausência de políticas públicas que venham transformar a história daquele presídio.

Percebe-se também a omissão do poder público em relação à segurança no presídio, pois é constante o uso de drogas e porte de armas pelos presos.

A história é cruel, difícil de “curtir”, mas mostra a capacidade de adaptação do ser humano nos ambientes mais inóspitos, assim como companheirismo, amor, amizade e a mais variada multiplicidade de desejos e sentimentos humanos.

Assistimos à ótica do profissional de saúde, para o qual não existe assassino ladrão ou estuprador,mais sim uma pessoa que precisa de cuidados.

Concluímos então essa parte convictos de que somente a compreensão e o amor recíproco entre os homens podem fazer com que os mesmos se ajudem independente da situação e realidade social de cada um.

Cidade de Deus

* Sinopse

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Cidade de Deus

Título Original: Cidade de Deus

País de Origem: Brasil / França

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 130 minutos

Ano de Lançamento: 2002

Direção: Fernando Meirelles / Kátia Lund

Em uma favela corrompida pelo medo e a criminalidade morava Buscapé, um jovem pobre e negro que quase entrou no mundo das drogas. Nessa favela a única organização social que existia era o crime organizado e pior onde não havia políticas públicas de combate ao crime e às drogas. Para os criminosos o crime é como qualquer outro trabalho, e os cargos são dados de acordo com a capacidade do sujeito, até chegar ao gerente que é o braço direito do chefe. Assim quem comandava aquela favela era os criminosos, que diariamente lutavam pelas bocas de fumo e pelo extermínio de quemnão fizesse seu trabalho direito.

Buscapé não entrou no mundo da criminalidade, pois buscava a realização do seu sonho que era se tornar fotógrafo e mesmo assim encontrou dificuldades no mercado de trabalho por ser de uma favela onde o que predominava eram as drogas, prostituição, crime e exploração de crianças no tráfico, contudo ele não desistiu e aproveitou a oportunidade de realizar seu sonho e se tornou fotógrafo com dignidade, mostrando que mesmo com tantas possibilidades de se tornar um criminoso, ele percebeu que o seu papel na sociedade era outro, o de visualizar o mundo através das lentes de uma câmera fotográfica, mostrando que independente da situação ou dos obstáculos enfrentados, ninguém jamais pode desistir de lutar por seus sonhos até que se tornem realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com