TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social No Brasil

Ensaios: Organização Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 15

O trabalho tema como objetivo analisar a distribuição espacial das organizações sociais no Brasil e correlacionar esses resultados com dados socioeconômicos. Como indicadores das organizações sociais que exercem funções na sociedade, foram tomadas as informações do IBGE sobre as fundações privadas e associações sem fins lucrativos.Com isso, busca-se identificar tipos de correspondência entre os indicadores do potencial de organização social em nosso contexto e os referentes aos desequilíbrios econômicos e desigualdades sociais. A questão básica que se coloca é se haveria uma relação entre padrões mais elevados de organização social com desequilíbrios econômicos menos expressivos e com bons indicadores sociais.

“Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações no Brasil”

Cidade de Deus

Sinopse

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Cidade de Deus

Título Original: Cidade de Deus

País de Origem: Brasil / França

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 130 minutos

Ano de Lançamento: 2002

Direção: Fernando Meirelles / Kátia Lund

Em uma favela corrompida pelo medo e a criminalidade morava Buscapé, um jovem pobre e negro que quase entrou no mundo das drogas. Nessa favela a única organização social que existia era o crime organizado e pior onde não havia políticas públicas de combate ao crime e às drogas. Para os criminosos o crime é como qualquer outro trabalho, e os cargos são dados de acordo com a capacidade do sujeito, até chegar ao gerente que é o braço direito do chefe. Assim quem comandava aquela favela era os criminosos, que diariamente lutavam pelas bocas de fumo e pelo extermínio de quem não fizesse seu trabalho direito.

Buscapé não entrou no mundo da criminalidade, pois buscava a realização do seu sonho que era se tornar fotógrafo e mesmo assim encontrou dificuldades no mercado de trabalho por ser de uma favela onde o que predominava eram as drogas, prostituição, crime e exploração de crianças no tráfico, contudo ele não desistiu e aproveitou a oportunidade de realizar seu sonho e se tornou fotógrafo com dignidade, mostrando que mesmo com tantas possibilidades de se tornar um criminoso, ele percebeu que o seu papel na sociedade era outro, o de visualizar o mundo através das lentes de uma câmera fotográfica, mostrando que independente da situação ou dos obstáculos enfrentados, ninguém jamais pode desistir de lutar por seus sonhos até que se tornem realidade.

Tropa de elite

Gênero

* Ação

* Policial

* Drama

* Suspense

* Nacional

Ficha Técnica

Título original: Tropa de Elite

Ano: 2007

Tempo: 116min

Censura: 16 anos

País: Brasil

Formato de Tela: Widescreen Anamórfico

Região: 4

Legenda: Espanhol, Português

Direção:

José Padilha

Roteiro:

Bráulio Mantovani

Áudio:

* Português (Dolby Digital 5.1)

Distribuidora: Universal Pictures do Brasil

Produtora: Universal Pictures do Brasil

Sinopse:

Rio de Janeiro, 2007

Nascimento, Capitão da Tropa de Elite o BOPE do Rio de Janeiro é designado para chefiar uma das tropas que tem como missão “apaziguar” o morro do Turano por motivo que ele considera insensato. Mas ele tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto. Sua mulher, que está no final de uma gravidez, lhe pede todos os dias para sair da linha de frente do batalhão. Pressionado, Nascimento sente os efeitos do estresse. Eis que surge os aspirantes Neto e Matias, que vão modificar as ações do BOPE. No curso chefiado pelo Capitão Nascimento, Neto destaca-se pela coragem, Matias pela inteligência. Se ele pudesse reunir as duas qualidades num homem só, já teria encontrado seu substituto. Um filme chocante que mostra a realidade e os efeitos do tráfico de drogas no Brasil.

O filme retrata o tráfico, a marginalização e a violência praticada pelos criminosos.

Às vezes não somos capazes de perceber a guerra que vivenciamos em nosso país, olhamos somente para países como Líbia, Síria, entre outros, que vivem sob regimes ditatoriais, onde quem não concorda e se manifesta contra é dizimado, enquanto que no nosso país vivemos submissos aos criminosos que dominam as grandes cidades, ou seja, convivemos com a insegurança e com a possibilidade de ataques de bandidos cotidianamente e não podemos fazer nada e quem pode e deve fazer alguma coisa não se manifesta.No filme é possível identificar que a segurança publica é uma política social visualizada como negócio para alguns policiais que recebiam propina para cuidar da segurança de estabelecimentos.

As organizações sociais se apresentam claramente, quais sejam: BOPE que visa apaziguar e acabar com o tráfico de drogas no morro; a ONG que preconizava a ajuda as crianças carentes.

Organização social no Brasil

O fundamental, portanto, é constatar que o positivismo não erra por tentar fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com