TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do espaço e do tempo na escola infantil

Tese: Organização do espaço e do tempo na escola infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Tese  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Organização do espaço e do tempo na escola infantil

É importante que o educador organize o espaço é o tempo em que as atividades irão ser desenvolvidas, pois com isso o professor terá uma melhor observação do agir da criança e o temperamento de cada uma, poderá ser identificado com precisão.

Com essa organização a criança tem uma participação ativa permitindo assim a interação social.

Contudo a organização de todas as atividades inclusive a alimentação, higiene, brincadeiras, jogos, passeios etc., é essencial para que as propostas pedagógicas possam ser alcançadas, e o aluno tenha o seu desenvolvimento aprimorado e satisfatório.

Atividades diversificadas de livre escolha: Essas atividades permitem que as crianças escolham o que desejam fazer, desde que o espaço permita.

Atividades opcionais: são aquela que podemos propor de acordo por um fato de interesse ou acontecimento, sendo dentro ou fora do ambiente escolar.

Atividades coordenadas pelo adulto: São importantes para trabalhar a atenção, concentração e as propostas feitas em grupo.

Atividades Realizadas Coletivamente Pelas Crianças.

As atividades realizadas diariamente na Educação Infantil:

Todos os momentos podem ser pedagógicos e de cuidados às crianças de 0 a 6a. Promotores de cuidados básicos, autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social. Dependerá de como serão organizadas, efetuadas e da faixa etária da criança atendida e de sua realidade e necessidades. Para haver possibilidades de sua realização, necessário se faz enfatizar o tempo na hora da alimentação, na hora da higienização e na hora do sono, para que elas ocorram e se estruturem. Essas atividades poder-se-ão estruturar em eixos organizadores, temas de interesse e contextualizados, transcorridos na sala de aula ou mesmo em seu lar, comunidade, meio social em que está inserida a criança e sendo dialogados durante a construção , embasadas nas estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de cada turma de idade, com visão e elaboração diferenciados. Denominados projetos focados no desenvolvimento das crianças. Ex.: Aos bebês, a função do professor é de observar, anotar, apropriando-se de materiais funcionais para organizar atividades cada vez mais complexas, desenvolvidas em torno de um eixo temático. Com crianças de 3 a 6a, organizar atividades que agucem suas curiosidades concernentes aos seus imaginários e que sejam temas escolhidos pelas crianças através das brincadeiras que realizam. A partir disso, o professor poderá organizar estratégias com intuito de ampliar o cognitivo dos alunos, através dos brinquedos e objetos utilizados. Vale ressaltar que o cotidiano das escolas infantis é insuflado e necessário de vínculos afetivos, também, nesse contexto de educação, onde o professor deverá compreender e interpretar a visão do mundo feita pela criança, sendo seu facilitador e mediador nesse processo. Através dos variados espaços, dentro ou fora da instituição de EI, o professor planejará atividades prazerosas e desafiadoras, incentivas e estruturadas, aonde a criança poderá experienciar-se em seu aspecto psicomotor, emocional, afetivo e na construção de suas diferentes linguagens.

A organização das atividades no espaço

Os autores são unânimes em afirmar que as aquisições sensoriais e cognitivas das crianças têm estreita relação com o meio físico e social.

Esse espaço físico é fundamental para o desenvolvimento na medida que ajuda estruturar as funções motoras , sensoriais, simbólicas, lúdicas e sociais. Os espaços educativos não podem ser todos iguais, levando em consideração que o ambiente é composto por gosto, toque, sons e palavras, regras de uso, luzes, cores, mobílias, equipamentos e ritmos de vida.

Os moveis devem ser adequados às necessidades das pessoas que deles fazem uso, não existe a necessidade de fazer um mundo miniatuarizado. Nos sons e palavras é importante criar um ambiente sonoro com sons fortes e fracos.

No gosto propiciar no refeitório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com