TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Progresso Da Educação Infantil Nas Escolas

Dissertações: O Progresso Da Educação Infantil Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

O progresso da educação infantil nas escolas

Se observarmos a nossa volta constamos que é inegável o fato de a fala continuar a ser o principal meio de comunicação de qualquer comunidade humana, mesmo se nas ultimas décadas tenha ocorrido um grande desenvolvimento tecnológico, é preciso deixar claro o papel do professor alfabetizador e amigo, o qual é extremamente necessário nas series iniciais de desenvolvimento da criança, pois, é a partir daí que o aluno ira desenvolver concepções de infância e indissociabilidade entre o papel da família, escola e comunidade.

Percebendo esse primeiro processo o professor introduzirá nas suas aulas como é importante cuidar e educar a criança de forma onde a mesma sinta-se seguro e agradável.

De posse desses conhecimentos o professor da educação infantil deve organizar com base nas relações sociais ou interindividuais em um caráter coletivo de forma a mediar esse conhecimento, planejando e refletindo sobre que cidadãos querem formar, é prever aprendizagens significativas, é criar oportunidades para favorecer com a participação ativa do aluno na aquisição de novos conhecimentos, é agir de modo a garantir a permanência com sucesso do aluno no contexto escolar. De acordo com o seu planejamento o professor irá perceber onde precisa melhorar ou mudar para que seu trabalho venha dar cada vez mais frutos favoráveis ao desenvolvimento do seu aluno.

De acordo com o novo referencial curricular a educação infantil deve propor organizar as atividades e planejar as ações, para isso, é preciso que o professor conheça os eixos desse referencial, pois, só assim ele irá conhecer outras maneiras de desenvolver o trabalho pedagógico.

O professor precisa conhecer as especificidades dos métodos de alfabetização, tornando o ambiente alfabetizador atrativo ao aluno, despertado no ambiente escolar a curiosidade do seu aluno, conquistando e envolvendo-o no ambiente, esses eixos compõem músicas, artes visuais, movimentos entre outros. A leitura de imagem e ou em obras, conteúdo da arte, se detalhados constituem-se em canais de conhecimentos, aprimorando desse modo, a sensibilidade. E quando aperfeiçoamos e treinarmos esse olhar promovemos a compreensão. Segundo Fernando Pessoa, “ O que em mim sente está pensando”.

A visão, e a escrita e os demais sentidos são suscitados pela arte como porta de entrada a uma compreensão mais significativa das questões sociais. Portanto, o professor como mediador entre Arte e aluno promove um encontro significante. É necessário estimulá-los com ideias novas que realmente possam provocar sua maneira de pensar, vivenciar e transbordar suas emoções. Quando um ser humano com uma situação nova e aprendizado fluem.

A interação com criança da mesma idade e de idade diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. Ao trabalho a criança em agrupamento, como por exemplo “roda de conversas” é importantíssimo, pois a mesma irá desenvolver oralidade e pratica-la quebrando assim o medo de comunicasse em ambiente escolar.

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é impreencidivel que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou as aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com