TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola De Educação Infantil

Trabalho Escolar: A Escola De Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

A escola de Educação Infantil

a) A criança/identidade e autonomia

Refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a autoimagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.

b) O professor/ambiente da sala de aula/desenvolvimento infantil

O relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil. Não devemos nos esquecer que o respeito que a criança tem pelo adulto é unilateral, dando origem a dois sentimentos distintos: afeto e o medo.

Se houver afetividade há possibilidade de pôr em prática o respeito mútuo, tão necessário para o desenvolvimento das relações pessoais em qualquer que seja o meio, pois a escola é um espaço onde se constroem relações humanas.

É de fundamental importância trabalhar não só conteúdos, mas também as relações afetivas. A interação entre ambos é ainda importante para a adaptação do aluno ao processo escolar. O bom relacionamento do professor com o aluno se desenvolve na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua vida.

c) Currículo pré-escola/realidade sociocultural

O currículo é o enfoque principal da educação, pois é só através dele que acontecem os processos de mudanças. O mundo está em movimento acelerado de transformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade.

d) Conteúdo/autoestima/diversidade de experiência

Observar cada criança e o grupo para conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades, recolher as informações sobre o contexto familiar e o meio em que as crianças vivem, são praticas necessárias para compreender melhor as características das crianças e adequar o processo educativo através do conteúdo às suas necessidades.

A primeira infância é um momento crucial na formação da identidade. Deve valorizar a auto-imagem das crianças e criar modelos que confirmem essas expectativas. Para tanto deve-se respeitar e valorizar as características individuais de cada criança, a sua diferença, constitui base de novas aprendizagens. Isso traz a oportunidade de se usufruir de experiências educativas diversificadas, num contexto facilitador de interações sociais alargadas com outras crianças e adultos e permite que cada criança, ao construir seu desenvolvimento e aprendizagem, vá construindo também o desenvolvimento e aprendizagem dos outros.

O respeito pela diferença inclui as crianças que se afastam de padrões “normais”, devendo a educação pré-escolar dar resposta a todas e a cada uma das crianças. Nesta perspectiva a educação pré-escolar deverá adotar a prática de uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, que inclua todas as crianças, e aceite as diferenças, apoie a aprendizagem e responda as necessidades individuais.

e) Planejamento de ação educativa/Função da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com