TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos De Escola: Memórias Da Infância E Da Formação

Casos: Tempos De Escola: Memórias Da Infância E Da Formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Tinha seis anos de idade quando fui para escola, para primeira série, pois a escola ainda não tinha turma de pré-escola. Era uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de São Gabriel, e lá estive por oito anos.

As idas para escola deixaram boas lembranças, pois íamos caminhando até escola, inicialmente eu e minha mãe, que era professora na mesma escola, e depois minha irmã que iniciará na época a pré-escola. Caminhávamos alguns quarteirões até a escola, e conversávamos de tudo, principalmente, das atividades da escola.

Era uma pequena escola, de tijolos à vista, muito cuidada pelos professores, funcionários e alunos. Ao entrar no prédio logo nos deparávamos com as mesas do refeitório a esquerda, as salas de aula, sala dos professores, secretária, a sala da diretora que era caminho para biblioteca, e no segundo piso havia salas de aula e o laboratório de ciências.

Lembro da minha primeira professora, Noemi, com seus cabelos sempre preso, uma voz suave e carinhosa. Na sala de aula sentávamos enfileirados, fazendo dupla com um coleguinha e ela passava de mesa em mesa nos ensinando a escrever e ler as primeiras palavras.

Com a professora Marilene, da segunda série, lembro não gostar muito, ela gritava com alguns colegas da turma, e eu sentada na frente logo começa a chorar, não entendia porque aquela professora era tão brava e séria, tão diferente da professora Noemi. Quando começa a chorar a professora logo chamava minha mãe, sem entender os motivos do meu choro, que era de medo dos seus gritos em sala de aula.

Não lembro detalhes da minha terceira série, e sim da quarta e quinta série quando comecei a ter um professor para cada disciplina. Lembro da professora Matildes que encantava a todos com sua alegria e entusiasmo ao exercer a docência, nas suas aulas nos ensinava a cantar o hino nacional e a interpretar cada estrofe. Na semana do sete de setembro íamos animados hastear a bandeira na escola e cantar o hino que nos ensinará com tanta dedicação.

No início falei do laboratório de ciências da escola, pois é, esse lugar durante os oito anos que estive na escola sempre esteve com sua porta fechada, quando perguntávamos para a professora de Ciências, dizia que o espaço ainda estava sem equipamentos. Das minhas aulas de Ciências lembro-me da vez que montei em grupo um equipamento com garrafa pet, simulava um pulmão de um fumante, algo parecido com a “boneca que fuma” que temos no CEAMECIM.

As atividades em grupo marcaram minha trajetória escolar, lembro do trabalho em grupo na disciplina de Práticas Domésticas, isso na sétima série, escolhemos uma receita, croquete de carne, fizemos os croquetes na casa da minha colega Ana Paula, foi uma diversão, bagunça e no final até que a receita ficou boa! Na escola participava do grupo de dança, organizado pela professora de Educação Física, ensaiávamos algumas danças, e durante o ano fazíamos apresentações nos festejos da escola. Ao relembrar desses momentos fui ao encontro de algumas fotos que hoje tenho aqui em Rio Grande, e encontrei a foto da nossa primeira apresentação de dança na escola.

Os tempos de escola no ensino médio em São Gabriel era comum a maioria dos adolescentes irem para escola XV de Novembro, escola central e voltada somente a atender o ensino médio. Chegar à adolescência e poder ir estudar nessa escola era o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com