TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Auxiliares Da Escola

Trabalho Escolar: Organizações Auxiliares Da Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Professora Maria Clotilde Bastos

PARTICIPANTES:

TITULO DA ATIVIDADE

RELATÓRIO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Teresina, 20 de abril 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO______________________________________________________01

DESENVOLVIMENTO_______________________________________________02

CONCLUSÃO______________________________________________________ 03

REFERÊNCIAS_____________________________________________________04

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um relatório contendo compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente reflexiva.

O trabalho docente na educação básica impõe aos educadores que nela atuam alguns desafios, e um deles é a inserção das novas tecnologias na vida escolar do aluno.

As novas tecnologias trouxeram grande importância para a educação, desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado. As tecnologias na escola devem existir para diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento para o aluno.

A escola precisa fazer um projeto pedagógico na introdução da tecnologia, e os jovens precisam aprender uma regra de uso. Isso é uma questão pedagógica e educacional.

TECNOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA

O Público-alvo da educação básica a ser desenvolvido o projeto será uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, da U. E. Frei Heliodoro. A mesma tem 12 meninas e 15 meninos e está localizado no Bairro Dirceu Arcoverde I, periferia da cidade de Teresina.

Justificativas para o desenvolvimento do tema escolhido

Embora muitos docentes ainda não tenham se adaptado às inovações tecnológicas em sala de aula, é fundamental que saibam de sua importância para a educação.

Enquanto, para alguns alunos, a adaptação à tecnologia no ambiente escolar é fácil, muitos professores enfrentam um dilema com a inovação, que está cada vez mais presente no cotidiano estudantil.

A intenção de se desenvolver uma investigação nessa área se justifica em mostrar e conhecer a importância e os benefícios que a inclusão digital traz à educação.

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação, desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno.

A internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e consequentemente, educacional: na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula, ou como estratégia de divulgar a informação.

Por isso, a justificativa de se desenvolver um estudo nessa área, para ressaltar a importância da utilização dos computadores no processo educacional.

.

Fundamentação teórica

Segundo Tavares [1], “A informática educativa trouxe consigo um conjunto de possibilidades de utilização prática de ideias em situações inimagináveis até poucas décadas atrás”. Por exemplo, os estudantes de ciências tinham o seu primeiro contato por meio de aulas expositivas em que o professor discorria sobre determinado tema, dispondo de recursos estáticos, como o giz, quadro-negro ou retroprojetor. Se o assunto considerado exigisse uma análise da evolução temporal de parâmetros observáveis de um sistema, ou se todo o sistema evoluísse com o tempo, cada um dos alunos necessariamente deveria ter a capacidade de construir um modelo mental capaz de criar essa evolução temporal.

Tavares (2006), ainda afirma que desta maneira a informática se coloca como uma ferramenta de inclusão, pois estende a um maior número de pessoas a possibilidade de visualizar e compreender fenômenos naturais, algo que antes seria privilégio somente para estudantes com maior capacidade de abstração.

Atualmente, ter acesso a Internet e, principalmente, utilizá-la em escolas públicas é o desejo de muitos professores e alunos, mas infelizmente alguns projetos educacionais resumem esta utilização como sendo apenas fontes de pesquisas. Segundo Rotenberg (2002), todos os recursos tecnológicos disponíveis acarretam transformações, e isto ocorre de maneira cada vez mais rápida.

Uma ampla reestruturação do papel da escola, bem como do professor, se fazem necessárias. A escola passa a ser um lugar de análises críticas, em que o professor já não é mais o detentor e transmissor de toda a informação. As novas tecnologias de comunicação e informação assumem esse papel, e o professor deve passar a ser o mediador do processo de reconstrução do conhecimento pelo aluno, e para isso, precisamos adaptar nossa metodologia e nossas técnicas de comunicação. Porém, é preciso ter claro que o uso das novas tecnologias pode contribuir para estas novas práticas pedagógicas desde que, essa adaptação seja baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo de ensino-aprendizagem. Temos então, o desafio de usar os benefícios que a tecnologia nos oferece, usando-a como ferramenta.

Objetivos gerais: Dinamizar o ensino, buscando inserir as novas tecnologias no âmbito escolar.

Objetivos específicos: Introduzir os computadores na vida escolar das crianças e estimular a mente da criança com o uso da máquina,

Cronograma: O período de desenvolvimento do projeto será durante um mês no ano letivo em uma aula diferenciada, e a organização da turma será em duplas com orientação da professora quanto às pesquisas realizadas.

Desenvolvimentos e Ações: O projeto será desenvolvido de acordo com os recursos disponibilizados pela escola. Os alunos podem fazer uso de ferramentas tecnológicas, usando o computador e Datashow colocando filmes para os alunos assistirem e em seguida fazer um resumo deste, anotar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com