TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Que Aprendem

Monografias: Organizações Que Aprendem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TECNOLOGIA TEC BRASIL

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA E PROCESSOS GERENCIAIS

ME. .JOCELI ANTÔNIO ANDREOLA

APRENDIZAGEM

ANA CLAUDIA CÂNDIDO

JÚLIO CESAR LINK

KARINE LANGONE

RICCELLE MARTINS GOULART

WENDEL CASTILHOS

CAXIAS DO SUL, 28 DE NOVEMBRO DE 2014.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar sobre aprendizagem, como aprendemos de que forma é feita a absorção do conhecimento a sua promoção. Os tipos de conhecimento Tácito, Explícito o que é o modelo SECI, os modelos de aprendizagem: Behaviorista, Cognitivo e Individual e como eles são utilizados em nível de organização e sobre a aprendizagem organizacional as competências e seus estudiosos: Peter Senge, Ikujiro Nonaka, Hirotaka Takeushi , Ichijo Kasuo e ainda Idalberto Chiavenato.

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

Segundo o PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade, em seus critérios de excelência de 2006, Aprendizado organizacional é a “Busca e alcance de um novo nível de conhecimento, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências, alternado princípios e conceitos aplicáveis a práticas, processos, sistemas estratégias e negócios, e produzindo melhorias e mudanças na organização”.

Organização é uma companhia, corporação, empreendimento ou instituição, ou parte ou combinação de uma dessas, seja incorporada ou não, pública ou privada, que têm suas próprias funções ou administração, e que tenham um ou mais objetivos finais em comum.

Processo de Aprendizagem Individual

▪ Como aprendemos?

- Com experiências passadas;

- Com os outros

- Ao mudar a forma de fazer as coisas

- Pela análise de desempenho

- Com treinamento

- Por contratação ou por busca.

Aprender

▪ Segundo dicionário Aurélio

- Aprender = tomar conhecimento de algo e retê-lo na memória, graças a estudos, observação, experiências, etc.

- Aprendizado = ato ou efeito de aprender.

▪ Tudo se inicia no processo de analisar

- Um dado: fato isolado;

- Uma informação: conjunto de dados,

- Uma informação: conjunto de dados,

- O conhecimento: resultado obtido com a informação na qual resulta em aprendizado.

▪ Segundo Chiavenato (2006, p.397) aprender é uma mudança ou alteração permanente no comportamento em função da experiência passada de cada indivíduo.

▪ Afeta a maneira pela qual a pessoa pensa, sente e agem, bem como suas crenças , valores e objetivos pessoais. 

DA ADMINSTRAÇÃO Á PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO

Segundo KAZUO ICHIJO, desde o início da década de 1990, a administração do conhecimento tornou-se o assunto do momento. Os pesquisadores da administração, os consultores e os especialistas da mídia global exortavam as empresas atuais a considerar a criação do conhecimento uma fonte de vantagem competitiva, para enfocar as necessidades dos trabalhadores do conhecimento – o corpo crescente de profissionais engenheiros, os cientistas, os médicos, os escritores os projetistas de software e outros pensadores criativos-visando a construir o ambiente de aprendizado que preencherá as demandas da economia de informação pós-industrial.

Segundo ele é difícil argumentar com tais iniciativas. Ele cita empresas pioneiras que reforçaram o interesse pelo conhecimento através de seus sucessos e mudaram significativamente as maneiras de operar. Ele fala que os processos humanos envolvidos - criatividade ,conversação,discernimento,ensino e aprendizado –são difíceis de quantificar, e que o que ele sabe ele crê que o conceito de administração do conhecimento em si mesmo é limitado. E que em muitas organizações o interesse legítimo na criação do conhecimento tem sido reduzido a uma ênfase excessiva sobre a tecnologia da informação ou outros instrumentos de medição.

A promoção do conhecimento envolve uma mistura de decisões deliberadas e de decisões de acordar com o "fluxo". Embora os administradores possam , certamente influenciar no processo , eles talvez devam reinvestigar seu próprio estilo de trabalho e interações sociais.Porém existe uma recompensa – o crescimento a longo prazo ,a vantagem competitiva sustentável e o tipo de cultura de inovação que pode assegurar o futuro da empresa – ele no contexto propôs abordagens especificas . Para reconhecer o potencial conhecimento das organizações das empresas.

"Enquanto se podem administrar processos organizacionais relacionados , como a construção de comunidades e o intercâmbio de conhecimentos , não se pode administrar o conhecimento em si mesmo. Os que tentam controlar a criação do conhecimento assumem o risco, criando barreiras ou caindo em precipícios."

Nonaka & Takeushi (1997) existem basicamente dois tipos de conhecimento:

- Tácito e

- Explícito.

▪ Os conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios.

Conhecimento Tácito

É aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos. O conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com