TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Os Alunos Aprendem Numa série Influenciará Sua Aprendizagem Na série Seguinte.

Casos: O Que Os Alunos Aprendem Numa série Influenciará Sua Aprendizagem Na série Seguinte.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

O que os alunos aprendem numa série influenciará sua

aprendizagem na série seguinte.

Podemos observar atualmente no sistema de ensino uma grande ruptura que, trás diversas complicações e influenciam na aprendizagem dos alunos, que é a influência de uma série ou ano letivo incompleto no período escolar.

O aluno sim sofre no futuro com danos ou falta de conteúdo que passou no ano anterior e vai se arrastando para todo o resto da sua época na escola - e até mesmo quando este está em uma universidade

Um dos grandes causadores disto é a "Progressão continuada", lei de Nº 9.394 que normalmente é interpretada errada pelos próprios educadores e sistema. Temos em mente que: Progressão continuada é igual a passar o aluno de série mesmo ele não tido absorvido o mínimo de conteúdo necessário para se manter em um ano mais avançado, quando, na verdade essa lei deseja garantir o acesso e a permanência do aluno à escola, possibilitando o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência de uma outra forma, englobando um alargamento do conceito de período escolar, pois prevê, em vez de anos, ciclos. E aí é possível falar em ciclo letivo, com mais do que os 200 dias previsto na lei, e também em ciclo de aprendizagem do aluno e esse pode ser de dois ou três meses, um semestre, um ou mais anos. Dividir o tempo escolar fugindo do calendário anual tem por objetivo aprofundar a concepção sobre o ensino e a aprendizagem. Pois se sabe que as crianças têm diferentes habilidades e, por isso, diversas maneiras e ritmos para aprender.

Visto dessa forma, a progressão continuada (e não aprovação continuada) teria o intuito de ajudar os alunos que levam mais tempo para acompanharem o conteúdo, fazendo assim o aproveitamento e rendimento duplicar e até mesmo uma forma de inclusão.

Esse acompanhamento que deveria ser feito de uma serie a outra, poderia sim mudar o futuro da educação visto que, algumas pessoas tem mais dificuldade de acompanhar uma serie por motivos que muitas vezes não é da escola e sim pessoal, mas que não deixa de ser a obrigação da escola para com esse aluno.

Baseado no que vimos e estudamos sobre as leis e como agir se tornando professores, podemos dizer que se tivéssemos um treinamento especifico para professores e o apoio da escola, com aulas de reforços ou atividades que por sua vez fazem com que o aluno desperte o interesse de se estudar, tudo ficaria, mas fácil. O que também podemos fazer notando que os professores não tem tempo e nem recurso, é fazer com que esses alunos façam a dependência disciplinar com outra turma em outro horário, isso seria bom, por que às vezes os alunos precisam de outra forma de explicação, pois nem todo mundo aprende do mesmo jeito e com a mesma velocidade, por isso colocar o aluno em outra sala ajuda ele a aprender interagir com outras pessoas e fazendo com que ele desperte o seu interesse que possa estar perdido.

Achamos que implantando esses sistemas nas escolas visando à melhoria do aluno, podemos melhorar a qualidade do ensino para todos e fazer com que não exista mais essa diferença de aluno, e que a aprendizagem de uma serie a outra fique mais clara para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com