TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientacoes

Trabalho Escolar: Orientacoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

2014/2

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II

PROJETO DE AÇÃO

(seguir o roteiro disponibilizado abaixo)

Caro aluno (a) seja bem-vindo a disciplina de Estagio Curricular Obrigatório II!

Antes de iniciar suas atividades leia com atenção as orientações abaixo e esclareça dúvidas eventuais com o Orientador Acadêmico ou com o Tutor Eletrônico:

Segundo Mirian Veras Batista (2007) projeto é um documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. Então, consiste no instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades que serão desenvolvidas, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais. Como atividade avaliativa do 6º semestre a produção de um Projeto de Ação a partir das observações e caracterização sócioinstitucional (Estagio I). Um bom projeto deve contemplar algumas qualidades importantes como clareza e simplicidade na redação, objetividade nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas. Deve, sobretudo, ser compatível e coerente em relação à questão a que se destina. Utilize como referência o roteiro de projeto disponibilizado abaixo e observe que sendo uma produção textual individual, o projeto deverá ser produzido de acordo com as normas ABNT, contendo capa, folha de rosto e referências bibliográficas utilizadas em sua elaboração.

Roteiro para Elaboração do:

Projeto de Ação

1. APRESENTAÇÃO (apresentar a proposta de intervenção; discorrer sobre o estágio, identificando o local onde será executado o projeto).

2. JUSTIFICATIVA (fundamentar e justificar a proposta com base na análise institucional realizada e nas referências teóricas sobre a especificidade da temática e do fazer profissional. Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: Por quê? Para quê? Para quem?).

3. OBJETIVOS (a partir da caracterização institucional, o estagiário poderá identificar os objetivos de seu projeto).

3.1 GERAL

3.2 ESPECÍFICOS

4. PÚBLICO ALVO (são as pessoas ou os grupos de pessoas que participarão das atividades, mais especificamente aquelas que estarão envolvidas diretamente no contexto do objetivo geral).

5. METAS A ATINGIR (qualifica e quantifica os objetivos tornando-o delimitado, viável e claro).

6. METODOLOGIA (estratégias para atingir os objetivos. Podem-se detalhar as ações em etapas: emprego de técnicas, como pesquisa, entrevista, vivências em grupos, jogos etc. Emprego de instrumentos como questionários, relatórios, material expositivo, cartazes, álbum seriado, fita de vídeo, etc).

7. RECURSOS HUMANOS (pessoas a serem envolvidas na execução do projeto);

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS (listar colaboradores se houver).

9. AVALIAÇÃO (como vai proceder para avaliar se o projeto foi exequível, se os objetivos foram alcançados, se a metodologia contribui para atingir as metas. Se houve envolvimento da demanda e da equipe técnica).

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (consiste em colocar o tempo previsto para execução das atividades que serão desenvolvidas).

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA (consiste em listar o referencial teórico que foi trabalhado no projeto).

12. ANEXO – (Opcional) Material elaborado ou produzido por terceiros, fotos e outros que ilustrem o caminho percorrido até a elaboração do projeto.

OBS: o trabalho deve vir acompanhado de capa e folha de rosto devendo constar o nome do aluno e título do trabalho. Exemplo: Projeto de Ação.

Esse é um roteiro, NÃO é um questionário que deve ser respondido em forma de perguntas e respostas. Sendo uma produção textual avaliativa o aluno deverá fazer uma proposta de ação contemplando os itens que estão norteando a construção do relatório de acordo com as orientações acima. Esse relatório deve ser produzido CONSTANDO TODOS OS TÓPICOS ACIMA de acordo com as normas técnicas para os trabalhos científicos da ABNT, destacando capa, folha de rosto e referências bibliográficas, tendo o trabalho um mínimo de 08 laudas no TOTAL.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR II

(LEIA AS INSTRUÇOES ABAIXO)

Prezado (a) aluno (a)

Para evitar dúvidas quanto à elaboração dos documentos comprobatórios de estágio leia essas informações com atenção:

1. Todos os anexos na sequência referem-se aos documentos que comprovam a realização de estágio, portanto todos os anexos devem ser encaminhados pelo polo de apoio presencial via sistema até a data estipulada para isso dentro do semestre (o polo tem conhecimento desta data);

2. Os documentos comprobatórios devem ser encaminhados datados, carimbados e assinados pelos envolvidos no processo de estágio do aluno (a) - supervisor de campo, orientador acadêmico e aluno (a).

Anexo I - PLANO DE ESTÁGIO – se refere ao primeiro documento que deve ser elaborado em conjunto com a supervisora de campo, orientadora acadêmica e o aluno (a);

Anexo II – A – FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO – Este documento é de comprovação dos momentos de supervisão de campo. Nesta ficha os alunos informarão os momentos de supervisão de campo, realizadas juntamente com o assistente social que o acompanhou em campo de estágio. (é necessário o registro de ao menos 03 encontros) Devem-se apontar aqui os assuntos tratados durante estes momentos. Orientamos que sejam realizadas até quatro supervisões em campo conforme modelo, e os profissionais e estagiários assinarão ao final de cada uma delas. Não são computadas carga-horária de realização do estágio nessa ficha.

Anexo II – B – FICHA DE ORIENTAÇÃO ACADEMICA – Este documento é de comprovação dos momentos de orientação acadêmica realizada. Nesta ficha os alunos informarão os momentos de orientação acadêmica realizadas juntamente com o assistente social que é seu orientador acadêmico no polo presencial. (é necessário o registro de ao menos 03 encontros) Devem-se apontar aqui os assuntos tratados durante estes momentos. Orientamos que sejam realizadas até quatro orientações acadêmicas conforme modelo, e os profissionais e estagiários assinarão ao final de cada uma delas. Não são computadas carga-horária de realização do estágio nessa ficha.

Anexo III – FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO – se refere à ficha de frequência do estágio, e deve ser preenchida destacando as atividades que o aluno (a) desenvolveu no campo de estágio. Nessa ficha deve estar computadas as 150 horas de estágio. O preenchimento deve ser de acordo com o calendário do mês de realização do estágio, respeitando-se feriado e fim-de-semana (deve-se pular esses dias no preenchimento e colocar “sábado”, “domingo” ou “feriado”). Se for necessário mais que uma folha deverá constar em todas as folhas as devidas assinaturas. Não confundir essa ficha com o anexo II.

Anexo IV – FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR – se refere à ficha que as profissionais preencherão mediante a avaliação do seu processo de estágio. Nessa ficha, tem o campo da sua autoavaliação.

ATENÇÃO: Fique atento a essas orientações, qualquer dúvida entre em contato com seu orientador acadêmico no polo ou com o tutor eletrônico que poderão auxiliá-lo (a). Cuide para que todas as documentações estejam corretas para que seu estágio seja considerado válido.

ANEXO I

Roteiro do Plano de Estágio II

1 – Identificação

a) Nome do estagiário, Ead, semestre letivo.

b) Nome da instituição campo de estágio, endereço, cidade.

(exemplo: Prefeitura Municipal de Londrina – Divisão de Higiene e Segurança do Trabalho, Hospital Regional Norte – Setor de Serviço Social)

c) Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio:

(onde o estagiário vai atuar, por exemplo: Prevenção do alcoolismo ou prevenção da gravidez na adolescência);

c) Nome do supervisor de Campo/CRESS nº:________________________________________

d) Nome do Orientador acadêmico/CRESS nº:_______________________________________

e) Período de realização do estágio: (esta data deve estar de acordo com o declarado no Termo de Compromisso)

f) Dias e horários de estágio: (deve estar de acordo com o declarado no Termo de Compromisso)

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo.

2 – Justificativa

Descrição sucinta dos objetivos institucionais e a atuação do serviço social na instituição; informações quanto à dinâmica institucional, a proposta do projeto em que o aluno vai atuar; a importância da atuação do serviço social.

3 – Objetivos

3.1 – Objetivo Geral: Deverá ser definidos a partir do plano de ação do supervisor de campo, (assistente social) e ser elaborado juntamente com o orientador acadêmico;

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;

- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;

- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.

-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.

4 – Supervisão de Campo: Dinâmica processual da supervisão e sua sistematização, (planejamento de dias, horários, se será individual, grupal, deixando claro que as atividades pertinentes ao aluno devem estar exclusivamente atreladas às ações do serviço social).

5–Orientação Acadêmica: Dinâmica processual da orientação acadêmica e sua sistematização (planejamento de dias, horários, se será individual ou grupal)

6 – Avaliação: (As formas de acompanhamento do aluno no campo de estágio devem ser definidas e informadas pelo supervisor de campo).

____________________,_____/_____/___.

ANEXO II – A

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

ANEXO II – B

FICHA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

FICHA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês Horário Assuntos Tratados

ANEXO III

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL II

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO

Nome do aluno:____________________________________________________ Mês/ano:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______

DIA HORÁRIO

ENTRADA HORÁRIO

SAÍDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Total de horas realizadas: __________________

ANEXO IV

ANEXO IV

Roteiro para elaboração da Avaliação de Estágio Curricular Obrigatório II:

I – IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

1) Aluno/Estagiário:_______________________________________________________

2) Período de realização do estágio: _________________

3) Semestre Letivo: _______________

II – IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

1) Nome: ______________________________________________________________

2) Supervisor de Campo:__________________________________________________

CRESS: ___________________________

3) Orientador Acadêmico:__________________________________________________

CRESS ____________________________

III - AVALIAÇÃO

Esta avaliação objetiva verificar:

1 – Atitudes do aluno estagiário: frente ao estágio curricular obrigatório II, a supervisão, a formação profissional e a realidade social.

2 – O processo de ensino aprendizagem em relação a teoria/prática, entendimento do processo de supervisão.

IV – CONCEITOS

EX – Excelente - entre 90% e 100%;

MB – Muito Bom - entre 80% e 89%;

B – Bom - entre 70% e 79%;

S – Suficiente - entre 50% e 69%;

I – Insuficiente - até 49%.

1 – CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO ESTÁGIO II EX MB B S I

Conhecimento sobre planos, serviços e projetos existentes na área

Reflexão sobre a importância das políticas Sociais do Setor

Reflexão sobre a importância da atuação do Assistente Social

2 – CONHECIMENTO SOBRE O USUÁRIO EX MB B S I

Conhecimento das características do usuário atendido na Instituição (campo de estágio)

Conhecimento da problemática, objeto de atuação

Conhecimento dos critérios de elegibilidade e atendimento

3 – PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO SERVIÇO SOCIAL EX MB B S I

Cumprimento dos objetivos propostos no Plano de Estágio

Reflexão sobre referencial teórico-metodológico do assistente social

Documentação da atividade desenvolvida

4–COMPROMISSO DO ESTAGIÁRIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EX MB B S I

Assiduidade

Cumprimento das tarefas propostas

Dedicação, interesse e envolvimento nas atividades desenvolvidas

Considerações finais do supervisor de campo sobre o Estágio II.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Considerações finais do orientador acadêmico sobre o Estágio II.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Considerações finais do aluno estagiário sobre o Estágio II.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-________________________________________________________________________________

Data ____/______/______

IX. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

• Todos os trabalhos de estágio são individuais mesmo que tenha mais de um aluno no mesmo campo de estágio.

• Estágio do 6º semestre é a etapa de Planejamento da Ação.

• A folha de frequência deve apresentar a totalização (soma) da carga horária realizada. IMPORTANTE: nunca inferior a 150 horas. Nunca superior a 6h/dia que é o máximo permitido pela Lei nº11.788 de 25/09/2008, se houver intervalo nos dias de estágio (por exemplo das 12h as 14h) DEVE SER MENCIONADO no anexo III criando mais 2 colunas.

• Todos os documentos pedagógicos (anexos) deverão OBRIGATORIAMENTE constar as mesmas datas e vigência de estágio de acordo com informado no Termo de Compromisso realizado no início do estágio (data de início e término).

A) A produção textual que deverá ser postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem:

RELATÓRIO: PROJETO DE AÇÃO

B) Documentação comprobatória do Estágio Curricular II a ser inserida pelo Polo presencial

(Todos os documentos deverão vir datados, com visto dos profissionais em todas as páginas, e assinados e carimbados na última página)

1- Anexo I - Plano de Estágio II

2- Anexo II A - Ficha de Supervisão de Campo – Ficha das supervisões realizadas em campo de estágio.

Anexo II B – Ficha de Orientação Acadêmica – Ficha das orientações acadêmicas realizadas pelo orientador acadêmico no polo presencial.

3- Anexo III - Ficha de acompanhamento de estágio - essa ficha diz respeito frequência e às atividades que são desenvolvidas no campo de estágio, nesta ficha deve-se mencionar sábados, domingos e feriados de acordo com o calendário do mês de referência.

4- Anexo IV - Relatório de Avaliação do aluno

5- Carta aceite

...

Baixar como  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »