TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientaçôes Sobre Estagio Obrigatorio, Pedagogia

Monografias: Orientaçôes Sobre Estagio Obrigatorio, Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 11

Atenção, queridos alunos,

O relatório se constituirá não apenas de dados, mas das impressões e descobertas, sucessos e insucessos na trajetória pedagógica, das adaptações e modificações que irá fazendo ao desenvolver as atividades. Não deve ser escrito em forma de questionário, mas um texto dissertativo, descrevendo, comentando e teorizando sobre o que observou e coletou.

O relatório deverá ter no mínimo 12 laudas com fonte Times New Roman ou Arial 12, espaço entre linhas 1,5 e espaço duplo entre parágrafos.

Devera ter capa, uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão conforme orientado pela Uniube abaixo. A estrutura deverá ser a seguinte

ESTRUTURA

Capa – proteção externa do trabalho contém dados de identificação

Apresenta os seguintes elementos:

- Instituição e/ou repartição e departamento: o nome do órgão responsável (autor) coletivo vem no alto da página, centralizado, seguido do respectivo departamento ou divisão; (UNIVERSIDADE DE UBERABA)

- Título e subtítulo: podem ser expressos através de uma palavra ou frase que determine o assunto do relatório NO MEIO DA FOLHA. Para identificar melhor o assunto tratado, aconselha-se usar subtítulo; ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

-

- Autor: localizado abaixo do título, indicando sempre sua função e qualificação; NOME DO ALUNO

-

- Notas tipográficas: localizadas na parte inferior central da folha de rosto, o local (cidade), o mês e ano de publicação

CARIACICA

AGOSTO 2008

Não sei se pode colocar mais detalhes como a etapa, que é estagio na educação infantil, que é a turma 3, etc. mas acho que não teria problema acrescentar não é?

Introdução: parte inicial do texto, (onde se escreve: o que é, como e onde foi feito e quais os objetivos e finalidades do trabalho).

Com uma linguagem clara, concisa e formal, escreva a introdução apresentando o relatório, dizendo o que está orientado aí. Usei o texto da própria uniube como base para vcs terem uma idéia de que como eu escreveria uma introdução usando o próprio texto da Uniube.

Vcs não têm de escrever desse jeito, é apenas um exemplo, ok? Por favor não copiem. Tentem criar a partir dele algo com a cara de vcs.... é só para terem um modelo de inspiração....

INTRODUÇÃO

Este relatório faz parte das exigências do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, modalidade a distância, com carga horária de prática pedagógica e reflexão sobre essa prática. Foi iniciado na quarta etapa do curso para cumprir nesta fase cem horas de estágio na Educação Infantil.

Trata-se de um componente curricular obrigatório e constitui-se em uma possibilidade de experimentar a vivência da prática educativa, durante o processo de formação acadêmica, nos espaços instituídos socialmente como os lugares da educação escolar. Essa experiência deve ser um movimento de articulação entre teoria e prática, entre fazer, pensar e repensar a Educação como um ato contínuo de educador-aprendiz.

Tem por objetivo ajudar a desenvolver nos alunos e futuros profissionais da área de pedagogia um olhar investigativo, reflexivo, questionador e atento às práticas desenvolvidas no espaço escolar e para as relações nele estabelecidas; ao cenário, aos recursos e sua utilização, à seleção de conteúdos e aos métodos escolhidos em nome do desenvolvimento integral das pessoas que compõem, de forma singular, a identidade da instituição Escola e do ato educativo em toda a sua história.

Por essa razão, poderá colaborar para formar um profissional que promova as relações humanas na escola, do lugar de um mediador – uma pessoa capaz de perceber, reconhecer, analisar e sistematizar propostas e conhecimentos; propor diálogos, fazer intervenções, em sua dinâmica, com ética e responsabilidade; e manter-se ciente das vivências que ocorrem na escola.

O Estágio deve sua importância ao fato de ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, exercício de nossa aprendizagem durante o curso de Pedagogia, servindo à sociedade à medida que podemos através do Estágio nos prepararmos de modo mais eficaz para o exercício do nosso papel como pedagogos e também da docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

A fundamentação teórica para observação da instituição escolar e para análise dos dados coletados será aquela utilizada durante o curso, nos livros adotados para leitura, nas reflexões dos Roteiros de Estudos e atividades, nos textos lidos e produzidos durante o curso e, ainda, em nossa própria memória, com base na nossa história de vida como aluno e profissional no cotidiano da sociedade em que vivemos. Ainda serão utilizados os conhecimentos, informações, observações e reflexões que tivemos a oportunidade de fazer, de construir, de trocar e de realizar com professores, colegas e preceptores, com o objetivo de relacionar a teoria à prática para a construção e reconstrução do seu saber pedagógico até o presente momento.

O estágio se inicia nesta quarta etapa na Educação Infantil, com carga horária de 100 horas, organizadas para estudo e realização de quatro atividades assim distribuídas:

1. A escola e sua história: conhecimento da história da instituição escolar

2. A escola e sua cultura escolar: a organização do tempo e do espaço escolar

3. Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico: conhecimento e análise do Projeto Político Pedagógico e Referencial Curricular da Educação Infantil - RCNEI

4. A prática do Projeto Político pedagógico no cotidiano da escola: conhecimento da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico e dos princípios Referencial Curricular da Educação Infantil – RCNEI.

Na próxima pagina vc inicia o desenvolvimento. Não precisa colocar o título como DESENVOLVIMENTO... PODE COLOCAR DIRETO COMO ATIVIDADE 1 E COLOCAR O TÍTULO DA ATIVIDADE 1, OK?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com