TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações TGI

Pesquisas Acadêmicas: Orientações TGI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA (Parte I)

A INTRODUÇÃO é a parte inicial do texto, abrindo o conteúdo do projeto.

Deve refletir e contemplar a definição do tema, sua justificativa, problema de pesquisa, os objetivos (geral e específicos) . e outros elementos necessários para "vender" ao leitor que pretende descobrir algo de valor para aumentar o conhecimento da área de Administração ou de Ciências Contábeis.

O Tema é a primeira delimitação dentro da área. Envolve a identificação de fenômenos a serem estudados em suas relações entre si ou com o ambiente. Para

facilitar a sua formulação pode ser útil fazer-se uma introdução do tipo: .O tema a ser estudado trata da relação entre... e ...., em que são indicados os fenômenos de

interesse do pesquisador.

Delimitar o tema a ser estudado, logo no início de sua formulação, é indispensável para evitar que o pesquisador perca o seu foco e comprometa a viabilidade da pesquisa.

Justificativa

Importante componente da Introdução é a Justificativa para a realização da pesquisa, que explicita os motivos de ordem teórica e/ou prática com o intuito de responder às perguntas: .por que se deseja fazer a pesquisa?., .que importância ela tem no âmbito acadêmico-científico e profissional?..

A justificativa deve também indicar o .para que. realizar o estudo: se para aumentar o conhecimento sobre o assunto ou para fundamentar a tomada de uma decisão envolvendo uma necessidade prática. Estas definições são muito importantes para a definição do foco do projeto.

Problema de Pesquisa

A Introdução deve encaminhar o raciocínio para culminar na proposição do problema de pesquisa e desdobrar-se nos seus objetivos. Ela deve propiciar ao leitor a compreensão, de forma sistematizada, do contexto no qual o trabalho será desenvolvido e os seus limites.

São encontradas na literatura várias definições sobre problema de pesquisa, sendo o ponto crucial do projeto.

Definições de Problema de Pesquisa:

É enunciado interrogativo que questiona sobre a possível relação que possa haver entre (no mínimo) duas variáveis, pertinentes ao objeto de estudo investigado e passível de testes ou observação empírica. Koche (1997, p.108)

É uma questão que pergunta como as variáveis estão relacionadas. Kerlinger (1980, p.35)

Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução. Cervo e Bervian (2002, p.84)

O problema de pesquisa é sintetizado por uma questão que constituirá o fio

condutor da pesquisa, pois com base nela é que se obtém a consistência do seu

texto final.

Algumas reflexões sobre o problema de pesquisa:

•a formulação da questão deve ser clara, compreensível e de fácil operacionalização para que o pesquisador não tenha dúvidas sobre o que quer descobrir;

•o problema de pesquisa é um trilho, a espinha dorsal que conduz a pesquisa, separando o que deve ser estudado daquilo que não deve;

•deve merecer um período longo de reflexão e discussão até ser formulado de maneira que possa ser entendido com facilidade. Um dos caminhos para se elaborar um problema de pesquisa é fazendo a seguinte pergunta:

•O que se considera relevante saber?

•Qual assunto desejo conhecer melhor em dada organização, ou área de estudo?

•Há um problema para ser resolvido na organização, ou área de estudo?

A investigação científica nas organizações traz na sua essência, normalmente, o desejo ou necessidade de compreensão da relação entre fenômenos ou variáveis. Isto é muito importante de ser considerado, pois os fatos tanto quanto as decisões, processo, informações, sentimentos, percepções estão sempre interrelacionados.

Nada na organização existe de maneira isolada.

Por ser necessário trabalhar com conceitos precisos, a construção do problema de pesquisa deve ser feita com a intenção de se definir os fenômenos ou variáveis que possam retratar a relação que se deseja estudar.

O uso de fenômenos ou variáveis no problema de pesquisa dependerá da natureza de pensamento da investigação científica, ou seja, dedutiva, indutiva, hipoté-tico-dedutiva ou outros não tão comuns em trabalhos de graduação.

O uso de variáveis tende retratar uma natureza de pensamento dedutiva sob abordagem positivista, fundamentalmente, e assumir a forma de uma relação de dependência, com o estabelecimento de uma variável dependente a ser relacionada com uma ou mais variáveis independentes. Nem todo problema de pesquisa precisa ser concebido com base nessa relação entre variáveis, mas para pesquisadores iniciantes facilita bastante o desenvolvimento da pesquisa por tornar o objetivo da pesquisa bem estreito e delimitado.

Em síntese;

•variável independente é aquela que influencia, determina ou afeta outra variável, a dependente;

•variável dependente é aquela que costuma ser o objeto do estudo, em função de ser influenciada, determinada ou afetada pela variável independente. É sobre ela que o pesquisador geralmente está buscando explicações e conhecimentos.

Tomando-se como exemplo o seguinte problema de pesquisa, :

Empresas do setor eletroeletrônico, atuantes no mercado brasileiro, que estimulam a inovação tecnológica possuem melhores resultados financeiros?

O principal interesse de estudo do trabalho são os resultados financeiros, que é a variável dependente, sob a ótica da inovação tecnológica (no escopo das empresas do setor eletroeletrônico) que é a variável independente.

Os resultados financeiros também poderiam ser estudados sob a ótica de outros conceitos, como liderança participativa, marketing em rede, ou outra variável independente.

O uso de fenômenos tende retratar uma natureza de pensamento indutiva sob abordagens científicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com