TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Administracao

Artigo: Origem Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

A origem da Administração

A origem da administração deu-se por meados do século XX, porém a mesma esteve presente desde o inicio da civilização; onde os administradores se preocupavam exclusivamente com os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista da sua aplicação.

Com o passar dos anos foi se adicionando novas informações e expandindo os estudos que eram feitos sobre a administração.

As organizações também foram evoluindo e tornando-se cada vez mais complexas, surgindo a necessidade de administrá-las adequadamente, o que resultou na Teoria da administração. A teoria é composta por fases.

Cada fase enfatiza um aspecto importante da administração, sendo respectivamente:

• Ênfase nas tarefas -

• Ênfase na estrutura organizacional-

• Ênfase nas pessoas-

• Ênfase na tecnologia-

• Ênfase no ambiente-

• Ênfase nas competências e na competitividade-

Antecedentes históricos

A Administração teve um desenvolvimento lento, com algumas influenciam importantes, começando pelos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, com a divisão de trabalho, pois na filosofia antiga se preocupava com as questões organizacionais.

Depois veio a Influência da Igreja Católica filosofia moderna, com os cargos hierárquicos, um estado-maior e uma coordenação funcional, que eram comandadas pelo Papa, e deu tão certo que serviu de modelo a outras organizações.

A Organização Militar deu origem a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Surgiu ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, e também a direção, dos soltados, (funcionário, empresa) sua consciência e afazeres.com seus pensamentos estratégicos, disciplinares, planejamento.

Veio então a Revolução Industrial que deu origem a primeiras teorias da Administração, os avanços tecnológicos nos processos de produção, da construção a utilização das máquinas, e da legislação para defesa do trabalhador.

Adam Smith funda a economia clássica, Marx e Engels fizeram uma análise sobre os regimes econômicos, sociais e políticos da época.

Os primeiros Empreendedores consolidaram as condições para o surgimento das novas teorias administrativas:

- Crescimento da preocupação com o consumo direto.

- Surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço.

- Surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos gerentes profissionais, surgimento do ramo de bens duráveis, preocupação com as vendas marketing’, desenvolvimento da organização do tipo funciona, preocupação com os meios de redução de custos.

- Surgiram as empresas integradas e multidepartamentais, conceito de alianças e sociedades, controle do mercado de distribuição passa a ser desejado com o fim de obter-se um preço mais acessível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com