TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Moeda

Monografias: Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

• INTRODUÇÃO

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda, praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

• OBJETIVO

A partir da simples troca de mercadoria a qual se denominou escambo, com a passar do tempo as mercadorias se tornam inconvenientes as transações comerciais devido sua oscilação de valores e não obtenção de acúmulo de riqueza. Com isso então no século VII a.C surgem às primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.

Pode se observa que as moedas refletiram a mentalidade do povo na sua determinada época, contudo percebemos os aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais.

• DESENVOLVIMENTO

Mas essa logística comercial exigia um sistema monetário mais apropriado, que facilitasse os negócios, os pagamentos oficiais, a cobrança de impostos eliminasse as medições repetitivas dos pesos dos metais preciosos. A ação conjunta dessas circunstâncias condicionou o surgimento de um disco de metal precioso, com desenho próprio e com peso determinado - isso culminou com a criação da moeda cunhada, como a conhecemos até os dias atuais. Atribui-se aos reis lídios, a invenção da cunhagem de moedas. O modo como o homem cuidava das suas finanças tinha mudado, com o fim do sistema feudal e a origem do capitalismo, surgiu novas posturas e mudanças sociais significativa. Com isso a forma de negociação mudou deixou de ser a troca de mercadorias, que era a principal forma na Idade Média. Com o novo rumo dos negócios a moeda se torna a principal forma de pagamento. E com a necessidade de guarda a moeda em segurança deu origem ao surgimento aos bancos.

• REFERÊNCIA

Fonte: Livro "Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984".

http://www.bcb.gov.br/ORIGEMOEDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com