TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da sociedade

Seminário: Origem da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Seminário  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Da sociedade

origem da sociedade

Por um lado a vida do homem é benefica, por outro lado tras limitaçoes para a sua vida. Mas, ainda continua viver em sociedade. Aristóteles disse : "o homem é naturalmente um animal político", ele continuou : ''pois o homem, entre todos os animais é o único que possui a razão, o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto''. Filósofos como Cícero, Santo Tomás de Aquino e Ranelletti apoiam essa ideia.

Não concordando com essa ideia, existe muito autores que são contra essa ideia de ''impulso associativo natural'' afirma que a sociedade seria um ''acordo de vontades'' algo não natural, mas sim planejado, chamando-o de contratualismo

Para hobbes, o homemm é naturalmente '' egoísta, luxurioso, ensaciável'' o que faz que ele seja sozinho. O ser humano deve buscar o bem social, criando um governo que é soberano. Montesquieu, diz que antes da sociedade o homem seria fraco e ''estaria constantemente atemorizado, acrescentando que nesse estado todos se sentem inferiores e dificilmente alguém se sente igual a outrem '' assim, ninguem iria atacar, e a paz seria a primeira lei natural. Mas Montesquieu cita algumas leis naturais do homem, ''a) o desejo de paz; b) o sentimento das necessidades, na procura de alimentos; c) a atração natural entre os sexos opostos, d) o desejo de viver em sociedade, resultante da consciência que os homens têm de sua condição e de seu estado. E depois dessas leis o homem se une em sociedade e se torna forte, acaba a paz e começa a guerra entre eles. A sociedade é um fato social.

-a sociedade e seus elementos característicos

O ser humano foi se aperfeiçoando e isso ajudou na vida em sociedade, criando grupos para especificas funções, estabelecendo regras e vivendo em harmonia.

-finalidade social

Os determinitas negam o poder de escolha. Enquanto os finalistas, acreditam que os homens usam sua inteligência e raciocínio para viverem em sociedade e buscar o que melhor lhes convém. A finalidade social seria o bem comum, que segundo o Papa João XXIII seria:"O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana".

-ordem social e ordem jurídica

As manifestações de conjunto ordenadas são necessárias para a harmonia social.

reiteração- a sociedade deve agir em conjunto

ordem- ordens naturais, referindo-se ao princípio da causalidade e ordens humanas, referindo-se ao princípio da imputação. Mesmo havendo ordem, sempre haverá quem discorde de certas leis ou regras.

adequação- é necessário que haja liberdade social para que tenha harmonia.

-o poder social

O poder sendo um fato social e bilateral ele tem mais de uma vontade, sendo uma predominante. Existem autores que dizem ser desnecessário o poder social, os chamados anarquistas, acreditando que o homem deve viver de acordo com a ordem natural da vida.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com