TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Por:   •  29/9/2015  •  Bibliografia  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 6

Aula 3 - Orçamento da Produção

Conceito

Este tipo de orçamento consiste basicamente em um plano de produção para um determinado período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Apresenta, por períodos de tempo, as quantidades de cada produto a serem fabricadas.

        O planejamento da produção é uma etapa muito importante, pois se constitui na base das demais peças orçamentárias em termos operacionais e de novos investimentos a serem realizados pela empresa.

O orçamento da produção para Gleen A. Welsch (1983, p.129) “é uma estimativa da quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exercício orçamentário”.

a) Primeira Etapa - estabelecer políticas quanto ao nível de estoques.

b) Segunda Etapa -  quantidade total de cada produto a ser fabricado durante o período.

c) Terceira Etapa - programar e distribuir a produção durante o período.

Um programa equilibrado de produção é considerado fundamental, para um processo de fabricação econômica.

[pic 5]

Políticas de estoque

“Os estoques são acúmulos de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canais logísticos e de produção na empresa”. Ronald H. Ballou 

É preciso buscar o equilíbrio, quanto aos estoques, um nível excessivamente alto, causa custos elevados de armazenagem, riscos e investimentos. Um nível insuficiente traz a impossibilidade de se atender aos pedidos de vendas e  os de produção com rapidez e eficácia.

Os estoques incluem matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados; materiais de manutenção e de novos projetos. Na seqüência estão descritos os fatores importantes na avaliação para se estabelecer políticas de estoque segundo WELSCH.

  • Quantidades necessárias para atender as exigências em termos de vendas – orçamento de vendas;
  • Produtos perecíveis (vida útil curta);
  • Duração do período de produção;
  • Instalações para armazenamento;
  • Adequação dos recursos financeiros para cobrir o custo de produção dos estoques volume excessivo de capital de giro aplicado;
  • Custos de manutenção dos estoques (mão de obra, seguros, impostos, aluguéis, depreciação, transporte e manejo).

Os estoques envolvem dois tipos de custos: os de manutenção excessivos e os de manutenção insuficiente. A solução ótima minimiza o valor total dessas duas categorias de custos.

A estabilidade das vendas de produtos determinará a política de estoques a ser adotada pela empresa. Assim, será importante analisar, previamente, se o consumo dos produtos que serão produzidos e vendidos é sofrerá oscilações, ou seja, não irá apresentar períodos de sazonalidade.

O ideal à empresa será manter um estoque mínimo e de equilíbrio, tendo em vista ao planejamento financeiro, em termos de liquidez e capital de giro.

A sazonalidade das vendas é característica de muitas indústrias, entretanto, altamente desejável manterem os níveis de produção estáveis. O maior problema enfrentado pelas empresas na flutuação da produção refere-se ao efeito sobre pessoal como: dispensas periódicas, desestímulo aos colaboradores, despesas com treinamento, etc. e que um nível de produção estável minimizaria. O planejamento da produção aliada a política de estoque auxilia a administração a diminuir os efeitos da sazonalidade.

Capacidade de produção

A determinação da capacidade de produção deverá estar em consonância com o orçamento de vendas, visando assim atender a demanda dos produtos da empresa na qualidade e quantidade certas.

Neste sentido, o orçamento de vendas não poderá ser superior à capacidade de produção, pois a empresa não conseguirá cumprir suas metas de vendas, gerando o desgaste da imagem junto aos clientes.

Por outro lado, o orçamento de vendas não poderá se muito inferior à capacidade de produção, pois a empresa irá operar com capacidade ociosa, o que é sempre uma situação delicada, em termos econômico-financeiros.

Calculo do Volume a ser produzido

Suponha que a empresa Alfa esteja estabelecendo de vendas para o ano um total de 1.000.000 de unidades do produto X. Sendo que os executivos planejam um estoque final de 200.000 unidades. Se a empresa possui um estoque inicial de 240.000 unidades, qual será a produção anual esperada?

Vendas Previstas

1.000.000

(+) Estoque Final previsto

200.000

Total Necessário

1.200.000

(-) Estoque Inicial

(240.000)

Produção Prevista

960.000

Programação da Produção e Políticas de Estoque

A programação da produção é um dos pontos cruciais na administração da grande maioria das empresas industriais. As dificuldades são maiores quando aumentam o número de operações do processo produtivo.

Supondo que uma empresa apresente a seguinte projeção de vendas, durante os próximos seis meses sem a existência de estoques iniciais e ausência de política de estoques:

PRODUTO A  Total Semestral 60.000 unidades

Meses

Quantidade

Meses

Quantidade

Janeiro

12.500

Abril

7.500

Fevereiro

12.500

Maio

7.500

Março

10.000

Junho

10.000

Para atender um volume de produção previsto um gerente de produção tem basicamente três opções de fabricação:

Produção Constante

De acordo com esta alternativa, a produção teria um nível constante durante todo o exercício e os excessos ou faltas de produção seriam atendidos pelos estoques. Este método apresenta entretanto alguns inconvenientes, tais como : maiores áreas de estocagem, despesas com manutenção e seguros, além de investimentos financeiros elevados na sua movimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (269.3 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com