TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 3Rs

Artigo: Os 3Rs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

GRADUAÇÃO EM PEGAGOGIA

PROJETO

A UTILIZAÇÃO DOS 3 R’s NO AMBIENTE ESCOLAR

Salvador

2013

PROJETO

A UTILIZAÇÃO DOS 3 R’s NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho apresentado à disciplina Introdução ao Trabalho Científico, Componente Curricular do Curso de Pedagogia do Departamento de Eixo de Formação Humanística, da Universidade Salvador – UNIFACS – como parte das avaliações.

Orientador: Prof. Antonio Carlos de A. Gouveia Filho.

Salvador

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 PROBLEMA

3 HIPÓTESE

4 MOTIVAÇÃO

5 OBJETIVO GERAL

5.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

6 JUSTIFICATIVA

7 METODOLOGIA

8 REVISÃO LITERÁRIA

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

9.1 MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

10 RESULTADOS ESPERADOS

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RESUMO

O objetivo do Projeto é promover mudança nas atitudes das crianças quanto a utilização dos 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, desenvolvendo ações necessárias com o lixo produzido na escola pelos próprios alunos e funcionários em geral. Analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Salvador, do estado Bahia, sobre conscientização da educação ambiental o futuro do Brasil. No referencial teórico foram apresentadas teorias relacionadas aos 3R’s, Meio Ambiente e Educação Ambiental. Vale salientar neste estudo que a escola é uma Instituição capaz de orientar, sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem dos resíduos produzidos na escola, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais para que as crianças tenham outro olhar e possam incorporar o meio ambiente na sua própria vida.

1. INTRODUÇÃO

Todos os dias as pessoas utilizam papéis, embalagens de papelão, garrafas plásticas, consomem refrigerantes enlatados, e consequentemente acabam virando lixo, gerando problema ao meio ambiente como: Aquecimento da terra, desflorestamento, contaminação de rios e mares, dentre outros, colocando em risco a vida no planeta, segundo LAYRARGUES (2004). Vivemos em um mundo altamente globalizado, onde o consumo desenfreado, alimentado pelo processo de globalização, torna os recursos naturais um bem cada vez mais precioso e vulnerável nesse processo.

Segundo FOLADORE (2001), as consequências ambientais que o planeta Terra tem sofrido ao longo dos séculos, pela demanda incontrolável de recursos naturais, tende a concretizar-se sobre formas graves num ritmo veloz.

A elaboração desse projeto destina-se a educação ambiental numa perspectiva de ampliar a consciência critica dos indivíduos para construção de uma nova ordem sustentável, que vai além de ensinar bons comportamentos à natureza e ao meio ambiente, contribuindo para mudanças de valores e a transformação da sociedade através da utilização de Reduzir, Reutilizar, Reciclar - 3 R’s.

Abordaremos os 3 R’s nesse projeto, construindo uma sequência de informações, que além de conscientizar os alunos de uma escola privada da cidade de Salvador, do estado da Bahia, contribuirão para mudanças de atitudes.

2. PROBLEMA

Dessa forma surge o questionamento: Qual a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo no contexto escolar?

3. HIPÓTESE

Como hipótese deste estudo, os autores pensam que orientando as crianças a partir da educação infantil, tornará o adulto consciente no futuro, capaz de contribuir para o desenvolvimento do planeta.

4. MOTIVAÇÃO

Este estudo foi determinante como motivação para que os estudantes do 2º semestre do curso de graduação de Pedagogia decidissem levar orientação e conscientização às crianças da educação infantil, da Escola Arco Iris localizado no bairro do Acupe de Brotas em Salvador-Ba.

5. OBJETIVO GERAL

Promover mudança nas atitudes das crianças quanto a utilização dos 3 R’s.

5.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

- Identificar o lixo reciclável;

- Ensinar a importância da separação do lixo;

- Ensinar os benefícios dos 3 R’s para o futuro da humanidade.

6. JUSTIFICATIVA

O interesse dos autores, portanto, é que ao final de cada aula o aluno seja capaz de reproduzir o conceito e internalizar o significado da utilização dos 3 R’s através da exposição, criação, montagem do que foi aprendido.

7. METODOLOGIA

A proposta é trabalhar os conceitos de modo que os educandos consigam internalizar e aplicar na sua realidade, o conteúdo aliado à prática. Para tanto, será utilizado o lixo produzido na instituição para aplicabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com