TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ambientes De Aprendizagem Como Recursos Pedagógicos.

Monografias: Os Ambientes De Aprendizagem Como Recursos Pedagógicos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  2.154 Visualizações

Página 1 de 2

Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos.

Os ambientes de aprendizagem existentes nas creches e pré- escolas são muito importantes, na educação infantil. Tão importante que foi citada por alguns educadores como Decroly, Montessori e Dewey.

Essa preocupação que esteve presente no final do século XIX e inicio do século XX foi desaparecendo no decorrer dos anos por conta de instituições criadas em situações impróprias comprometendo o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino e aprendizagem, com ambientes desfavoráveis e inadequados.

O ambiente físico situado em creches e pré-escolas necessita de todo os aparatos e arranjos espaciais, pois é através destes elementos que os educandos serão influenciados, estimulados e até mesmo o seu comportamento.

Alguns educadores acreditam que o ambiente adequado para a creche e pré- escola, esta apenas relacionado ao espaço psicofísico ou higiênico (arejamento, iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.

Na concepção educacional todo ambiente, sem exceção é um espaço organizado, sendo devidamente necessário observar se condiz com a proposta pedagógica da instituição e vice – versa. O espaço deve ser voltado para priorizar o educando, criando nele um ambiente acolhedor, criativo, de interação, e deve acomodar até mesmo algumas de suas criações. O ambiente não pode ser entediante e sim estimulador para que cause interesse e vontade de explorar.

O planejamento do espaço da creche ou pré- escola introduz na criança estímulos visuais e cinéticos, em que as características dos objetos, brinquedos, blocos, telas, livros, entre outros são interpretados como determinadas histórias de ação.

É importante a organização das diversas áreas chamadas “cantinhos”, onde a criança pode interpretar e vivenciar papéis interagindo e explorando todas as áreas; cabendo ao professor ser apenas um mediador deixando o educando livre neste momento apenas os auxiliando.

Através desse momento a criança também desenvolve inúmeras habilidades, seja ela cognitiva, motora, afetiva, memória, fala e imaginação. Cabe ao educando construir e organizar entre eles um ambiente acolhedor, garantindo que as crianças se sintam seguros e emocionalmente, orientando- os e construindo regras básicas em diversas atividades para que eles possam ter disciplina e ser independentes.

Bibliografia: Oliveira, Zilma Ramos de Educação Infantil: Fundamentos e métodos. Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. São Paulo: Ed. Cortez 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com