TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ambientes De Aprendizagem Como Recursos Pedagógicos.

Trabalho Universitário: Os Ambientes De Aprendizagem Como Recursos Pedagógicos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.719 Visualizações

Página 1 de 3

Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos.

Na perspectiva do texto apresentado, o ambiente de aprendizagem das crianças pequenas nas creches e pré - escolas, pode ser considerado como um campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança, reconhecer objetos, experiências, significados de palavras e expressões, além de ampliar o mundo de sensações e percepções.

Essa questão foi levantada por vários educadores no passado como: Decroly, Montessori e Dewey.

Os ambientes de aprendizagem precisam ser bem planejados pelos professores das creches e pré-escolas, esses ambientes necessitam de atenção especial e planejamento especifico, pois são claras as pesquisas que, tais ambientes podem causar medo ou curiosidade irritabilidade ou calma, atividade ou apatia por parte da criança.

Esses espaços requerem planejamento para atrair a curiosidade das crianças deixando- as livres para formarem seus próprios grupos, desenvolvendo assim sua relação social com o grupo criado.

Esse espaço tem que condizer com a proposta pedagógica da instituição e vice versa,porque muitas vezes o espaço busca impedir a movimentação das crianças é a interação entre elas. Para alguns professores, a qualidade do ambiente na creche ou pré-escola requer apenas características psicofísicas e/ou higiênicas: arejamento, iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.

Todo ambiente, sem exceção, é um espaço organizado segundo certa concepção educacional que espera determinados resultados. Há sempre um arranjo ambiental mesmo que isso se traduza na existência de uma sala com pouco imobiliário e poucos objetos e brinquedos ou uma sala atulhada de berços dispostos lado a lado, como na enfermaria de um hospital tradicional, ou abarrotada de mesas, cadeiras ou carteiras, imitando um arranjo escolar bem ultrapassado.

Os professores podem montar vários espaços como “os cantinhos” (casinha, supermercado, cabeleireiro, etc.), como também podem haver ambientes onde as crianças possam explorar como brinquedotecas que dispõe de espaços de leitura, brinquedos educativos pedagógicos, sala de vídeo e também espaços externos como: parque, horta, etc

As crianças nesses espaços, têm que aprender que é o horário para brincar, fazer atividades, higienização, hora do lanche, da história ,hora da saída.

Essa rotina serve para que eles tenham noções de regras e horários.

Uma forma de tornar esse ambiente atrativo para as crianças ,é deixar que elas ajudem a cria-lo e organizá lo do que encontrar um ambiente pronto.O que importa não são as qualidades ou aspectos do ambiente ,mas como eles são retratados pelo prisma da experiência emocional da criança ,e atuam como recursos que ela emprega para agir, explorar ,significar e desenvolver se.

Além da existência de parceiros envolvidos afetivamente com a criança e disponibilidade para interagir com ela. As condições para a Constituição de um rico ambiente interacional na creche ou pré escola ,depende somente, da presença de suportes ambientais ,mobiliário e equipamentos que criem oportunidade de trabalho e subgrupos especialmente em áreas preparadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com