TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Casos em Estética

Por:   •  13/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliar cada caso clínico abaixo, indicar o protocolo de tratamento (tratamentos indicados, combinação de tratamentos, intervalo, número de sessões), indicar cuidados home care e pós procedimento.

CASO 1

Paciente de 65 anos, cozinheira, queixa de manchas no rosto principalmente na testa e região mentual. Além disso, reclama de falta de tônus e flacidez facial. Nega uso de protetor solar ou qualquer tratamento prévio. Procura atendimento para tratar queixas descritas.

CASO 2

Paciente de 38 anos, recém separada, procura atendimento, pois deseja se sentir mais jovem e bela. Ao exame observam-se rugas dinâmicas na região da glabela e região orbicular. Alem disso nota-se flacidez facial e rugas estáticas na região perilabial. Paciente relata uso de sabonete com ácido glicólico 5% alguns dias da semana e utiliza protetor solar, mas esquece alguns dias. Sugerir tratamento que não foi estudado em sala e explicar mecanismo de ação.

CASO 3

Paciente 23 anos, estudante queixa de cicatriz de acne no rosto, principalmente bochechas e testa. Nega uso de isotretinoina e qualquer tratamento prévio. Trabalha com panfletagem na parte de manha de segunda a sexta-feira. Ao exame, observa-se manchas hipercrômicas características de hiperpigmentação pós-inflamatória de acne.

CASO 4

Paciente sexo feminino, 25 anos, estudante, fototipo II, queixa de estrias brancas na região do glúteo, relata ter feito 5 aplicações de carboxiterapia, porem não ficou satisfeita com o resultado. Além disso queixa que seu braço possui uma gordura que incomoda e queria ver possibilidade de tratar. Sugerir tratamento que não foi estudado em sala e explicar mecanismo de ação.

CASO 5

Paciente sexo masculino, 20 anos, estudante, fototipo V, queixa de estrias antigas que surgiram devido crescimento acelerado. Apresenta estrias na região das costas e joelhos. Ao exame, observa-se que paciente apresenta inicio de alopecia androgenética. Sugerir tratamento que não foi estudado em sala e explicar mecanismo de ação.

CASO 6

Paciente sexo feminino, 47 anos, advogada, fototipo II, queixa de telangectasias e microvasos nas pernas e no rosto. Relata que com após realização e peeling apareceu maior quantidade do rosto. Sugerir tratamento que não foi estudado em sala e explicar mecanismo de ação.

RESPOSTAS

Laser de CO2 para o rejuvenescimento da pele, combatendo surgimento de novas rugas do rosto, e promovendo a ação dos fibroblastos para produção de colágeno, aumentando tônus cutâneo (pele mais firme) além de auxiliar na despigmentação de manchas escuras do rosto causadas pelo excesso de melanina cumulativa. Serão necessárias de 3 a 6 sessões, com intervalo de 45 a 60 dias entre elas. Em caso de maior grau de flacidez, pode-se optar por aplicação de preenchimento com ácido hialurônico, a fim de suprir perda de gordura natural da face, que dá a sutentação necessária à derme.

Peeling químico que através da aplicação de ácidos sobre a pele, ajudará a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular. Uma sessão já é eficaz e, após os procedimentos, recomendar à paciente o uso diário de protetor solar com no mínimo 3 aplicações ao dia (ideal seria pela manhã e reaplicar a cada 4 horas), também recomendar cremes hidratantes antissinais que irão manter a pele hidratada e revitalizar o rosto. A profissão da paciente (cozinheira) está condicionada a ambiente laboral com alta temperatura e umidade (vapores de cocção), diante disso, é indicado que os tratamentos sejam realizados em períodos de folgas ou férias da mesma.

Para tratamento de queixa de rugas dinâmicas, recomendação de aplicação de toxina butolínica (glabela e região orbicular), para prevenção de rugas estáticas. Para tratar a flacidez facial, indicação de Dermoinfusão

que age no combate à flacidez e ao surgimento de manchas e rugas finas.

Este, combinado com o peeling físico, utiliza ponteira diamantada e soro fisiológico sobre a pele para promover esfoliação e hidratação. Outras substâncias também podem ser aplicadas, porém, é preciso ter cautela, devido ao risco de um processo alérgico. Apenas uma sessão de 20 minutos garante o resultado. Por isso, não precisa ser frequente.  Para a queixa de rugas estáticas na região perilabial, a aplicação de ácido hialurônico nos lábios via injetável (por seringa e agulha ou por pressurização - caneta pressurizada para a pratica) promove a atração e retenção de água no local (por afinidade da molécula), aumentando a hidratação, causando um aumento de volume dos lábios e consequentemente diminuindo a aparência das rugosidades em volta dos mesmos. É importante atentar para o desejo da cliente e cuidar para que a aparência do volume labial não seja inadequado ao desejado, pois o excesso de aplicação pode provocar aumento exagerado de lábios. A cliente pode continuar a utilizar o ácido glicólico a 5% (que a mesma alega fazer uso), já que este tem efeito esfoliativo na pele, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme. Com isso, age na reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo, na melhora de manchas, de cicatrizes de acne, além de fechar os poros. No entanto, deve fazer uso contínuo de protetor solar, e não esporadicamente.

Dermoinfusão é uma técnica que não foi tratada em sala de aula

Peeling químico, onde são aplicados ácidos sobre a pele, que ajudam a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular. O número de sessões varia, e pode chegar a até no máximo 15 com um intervalo de 7 dias entre as sessões. O resultado é notável a partir da primeira sessão. Pode ser combinado com uma limpeza de pele para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com