TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO PLANEJAMENTO EST

Monografias: ESTUDO DE CASO PLANEJAMENTO EST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO: A arca de noé

Nome: Data:Valor:

Questões:

1) Que passagens do texto podem ser relacionadas ao estudo do Planejamento estratégico?

As partes em que fica bem claro a importanciade uma divisão hierarquica numa organização, contratações de mão de obra adequada, analise de materia prima. Tudo isso eram metas traçadas, para que tivessem uma embarcação de qualidade e segura quesuportasse as fortes aguas do diluvio, assim como toda a empresa quer traçar uma estrategia de qualidade afim de atingir o mercado.

2) O empreendimento de Absalão, assim como em diversas empresas,fracassou pelo excesso de planejamento e metodologias exageradas de controle. Em sua opinião o que um planejamento estratégico precisa ter para ser eficiente?

O planejamento estrategico para sereficaz precisa, passar por decisões tomadas afim de facilitar e viabilizar os processos de produção e andamento da empresa em todos os sentidos, para que esses não travem em determinados pontos, causandoassim um atraso como oque houve no projeto da Absalão, que como na historia pode ser faltal para uma organização.

3) Quais fatores críticos devem ser levados em consideração ao elaborar umplanejamento estratégico de sucesso?

Podemos levar em consideração para elaborar um planejamento estrategico tres fatores:

* O criterio e exigencias dos clientes para a escolha dos produtos

* Osrecursos e a capacidade competitiva para obter sucesso no mercado

* O diferencial da empresa, para obter vantagem sobre as outras empresas do mesmo ramo.Trabalho com projetos há algum tempo e tive a oportunidade de conhecer profissionais das mais variadas formações, e formas especificas de trabalho, alem de aprender varias teorias do mundo dos negócios. Diante de tamanha evolução, fiquei encantado com a forma que Noé conduziu o projeto, a qual recebeu a incumbência de ser o responsável. É ele mesmo, Noé da famosa arca. Recebeu um chamado de Deus, aonde tinha que construir uma arca, pois a terra seria exterminada (GÊNESIS, 6.9-17). Só iria sobreviver quem estava dentro desta arca. Contudo, Deus só falou com Noé, sendo que tinha que convencer a mulher, os filhos e as esposas dos filhos. Nunca na historia da época foi criado algo similar, mas Noé conseguiu convencer sua família que não estava louco. Ele acreditava no projeto e dedicou ao máximo para que ele desse certo. Acredita-se que a arca demorou aproximadamente cento e vinte anos para ser concluída, pois não tinha disponível, profissionais com uma especialização adequada, e nem na quantidade desejada. Como manter a motivação da família, durante tanto tempo? Diante disto, precisamos para agora, não de heróis, mas de pessoas comuns que conseguem fazer algo diferente (BEL PESCE, 2013).

Atualmente temos um conjunto de melhores praticas PMI (Guia PMBOK), inúmeros cases, para termos como parâmetro, mas muitas vezes nos esquecemos da simplicidade das coisas. Criamos verdadeiros TITANICs, com pessoas altamente qualificadas e usando tecnologia de ponta, mas que não apresenta no final o resultado esperado. Segundo Sun Tzu (A arte da Guerra), devemos em uma guerra, deixar um canal de fuga, pois se isso não acontecer, seu oponente lutará até a morte. No mundo dos negócios, podemos usar esse canal, para, ao invés de desistir, buscar um ângulo diferente para identificar a solução dos problemas. Lembrem-se, para os problemas mais complexos, as soluções são as mais simples.

Muitos podem direcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com