TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Comunicação Organizacional

Trabalho Escolar: Os Desafios Da Comunicação Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

A empresa é um sistema aberto para o exterior que tem de corresponder às expectativas dos seus públicos que, atualmente, estão mais informados e mais exigentes e afirmam o direito de saber e compreender tudo.

Uma organização está sempre a comunicar, o que se pensa dela, forma-se através de todas as comunicações e mensagens que dela recebemos. Através dessas mensagens, os públicos da organização formam uma imagem, em função da qual devem ser canalizados os diferentes sinais exteriores da imagem, num sentido que lhe seja favorável. A comunicação da organização transforma a identidade institucional em imagem, da qual é inseparável.

Juan E. Diaz Bordenave descreve comunicação como “processo tão natural como respirar, beber água, caminhar. A comunicação é a força que dinamiza a vida das pessoas e das sociedades: a comunicação, ensina, vende, distrai, entusiasma, dá status, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e - num paradoxo digno de sua infinita versatilidade - produz até incomunicação”. (1986, p.09).

Diante dessa reflexão de Bordenave, é possível dizer que são inúmeras as razões pelas quais a comunicação se firma como modo de sobrevivência entre a sociedade. Porém há de se dizer que para realizar uma comunicação perfeita é necessário que se tenha um objetivo de resposta, já que são muitos os sentimentos e até mudanças de opinião e atitude que podem ser obtidos.

Sabendo disso, as pessoas passaram a explorar a comunicação no modo interpessoal, como forma de persuasão e até de fixação de idéias utilizando-se de palavras bem ditas e argumentos de convencimento baseados em idéias e na intelectualidade. Ao descobrir a importância e os resultados obtidos pela comunicação interpessoal, como a persuasão, empresas também passaram a se utilizar profissionalmente de uma comunicação mais direcionada. Comunicação empresarial se destina a públicos específicos, internos ou externos, sendo que a segmentação depende da relação do público com a empresa.

Silva et al.(2009) buscou investigar a importância da comunicação interna para o bom desempenho organizacional, abordando as principais vantagens estratégias do marketing integrado na consolidação do sucesso de uma empresa. Verificou que em um mercado totalmente competitivo, permeado por transformações constantes, globalização da economia e com clientes cada vez mais exigentes, as organizações precisam identificar fatores relevantes ao sucesso organizacional. Propiciando satisfação contínua e melhorando o entrosamento entre indivíduos e organizações para construir relacionamentos duradouros com os clientes internos e externos. Para isso, a empresa deve investir em comunicação e marketing integrado. Silva conclui que a comunicação representa um diferencial competitivo, pois ela é o processo de troca de informações. Isto se dá devido necessidade de tornar os colaboradores influentes, integrados e informados a respeito do que acontece na empresa, fazendo - os sentir parte dela. Tal aspecto fez surgir à comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às organizações, merecendo, cada vez mais, maior atenção.

Atualmente, apesar das profundas evoluções tecnológicas verificadas, com o diversificado leque de meios e formas de comunicação, ainda existem problemas que impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informações.

Estes obstáculos à comunicação, mais propriamente à eficácia da comunicação, mais conhecidos por ruídos, de uma maneira geral, são freqüentes e temidos pelos gestores conscientes da importância da comunicação na organização.

Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009):

• Ambiente adverso – local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor, que por sua vez compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor;

• O momento em que a mensagem esta sendo passada - caso o receptor não esteja concentrado para obter as informações necessárias, tenha sua atenção dividida em mais de uma atividade, a mensagem não será completamente entendida;

• Linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor;

• Exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes.

Diante das causas apontadas acima no que diz respeito aos problemas da comunicação, Soares (2008) afirma, para que isto seja evitado, é importante que as organizações desenvolvam para cada público ferramentas e programas de relacionamento específicos, buscando, assim, reduzir os inevitáveis ruídos e conflitos de interesse nas relações.

Pesquisa aponta para que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (Machado, 2008). Baseados em dados como este, os gestores estão cada vez mais olhando para a comunicação de uma maneira geral como uma área de importância estratégica na empresa, buscando aperfeiçoar os processos e investindo em recursos para melhorar a comunicação estabelecida, vendo-a como investimento e não como custo.

Barreiras na comunicação

No âmbito organizacional, alem das barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo, encontramos outras especificas, ampliadas mais à comunicação organizacional.

• Barreiras gerais: Barreiras são os problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com