TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos químicos do grupo 16 são caracterizados por possuir 6 elétrons na camada de valência

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Calama

Disciplina: Inorgânica

Curso: Técnico em Química

3º Ano - Vespertino

Discente: Lucas da Silva Santos

Docente: Josenaldo Santos Porto

Porto Velho – RO

Grupo 16

Os elementos químicos do grupo 16 são caracterizados por possuir 6 elétrons na camada de valência. Eles formam compostos com metais e com o hidrogênio, quando o número de oxidação é -2. Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam compostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo dos Halogênios.

Este grupo é formado pelos seguintes elementos: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh).

Todos os elementos desse grupo apresentam configuração eletrônica terminada em s2p4. O oxigênio difere dos demais elementos do grupo por ser muito eletronegativo e, portanto, o mais iônico em seus compostos. O oxigênio pode utilizar orbitais p para formar duplas ligações fortes. Os outros elementos também formam ligações duplas, mas estas se tornam mais fracas à medida que aumenta o número atômico.

OXIGÊNIO ( O )

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS:

 

O oxigênio tem um papel fundamental na manutenção da vida no planeta, pois dele os seres vivos necessitam para a respiração. As plantas, mediante o processo da fotossíntese, retiram da atmosfera o CO2, que combina-se com a água, segundo uma reação que pode ser assim simplificada:

CO2 + H2[pic 2]  H2CO + O2

Muitas substâncias se combinam com o oxigênio, nas reações de combustão, que desenvolvem grande quantidade de calor, formando a chama. Quando a combustão se dá com oxigênio puro, a chama é sempre muito viva; já com o oxigênio do ar, é mais lenta e menos ostensiva, por causa da baixa concentração desse gás em relação ao nitrogênio. Com os ametais, o oxigênio forma óxidos ácidos, e com os metais, óxidos básicos.

Obtenção do oxigênio

Laboratorialmente: O oxigênio obtém-se geralmente através da decomposição (térmica) de algumas substâncias que, quando aquecidas, libertam oxigênio.
Para este fim utilizam-se entre outras substâncias, o permanganato de potássio “KMnO4”(que habitualmente utilizamos em casa como desinfetante), o peróxido de hidrogênio “H2O2” (água oxigenada) e o clorato de potássio “ KClO
3”. 2H2O2 (l)         → 2H2O (l) + O2 (g) ↑
2KClO
3 (s)        → 2KCl (s) + 3O2 (g) ↑
No caso do peróxido a fim de acelerar a reação adiciona-se um pouco de óxido de manganês “MnO2” (que é um pó negro) que é um catalisador para esta reação. O oxigénio também pode ser obtido através da eletrólise da água.

O oxigênio puro, que ferve a -183o C, é obtido juntamente com o nitrogênio, na destilação fracionada do ar líquido. Na indústria do aço o oxigênio é insuflado nos conversores, através do ferro gusa, para queimar o carbono contido neste. Também é usado no corte de chapas metálica, alimentando a combustão do acetileno em cilindros especiais.

  • Distribuição eletrônica do Oxigênio (Z = 8)

ENXOFRE (S)

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: 

A forma cristalina estável do enxofre é ortorrômbica, mas quando aquecidos a cerca de 95,6o C, os cristais de enxofre são transformados em outra forma alotrópica, o enxofre monoclínico. Diminuindo-se novamente a temperatura, os cristais retornam à forma rômbica. Essa transformação é bem lenta. Por isso, quando se aquece rapidamente o enxofre rômbico acima do seu ponto de fusão (119o C), tem-se a passagem direta ao estado líquido. Esse líquido vai se tornando progressivamente mais viscoso, com o aquecimento, e em seguida diminui, quando sofre mudança de cor. No estado sólido o enxofre apresenta intensa coloração amarela e é ótimo isolante de eletricidade, sendo, por isso, usado em experiências.

            Quando queima em atmosfera de oxigênio, o enxofre pode formar vários óxidos, dependendo da disponibilidade do oxigênio: SO (monóxido), S2O3 (sesquióxido), SO2 (dióxido), SO3 (trióxido).

Obtenção do enxofre

O enxofre é o 16º elemento em ordem de abundância, constituindo 0,034% em peso na crosta terrestre, é encontrado em grandes quantidades na forma de sulfetos (galena) e de sulfatos (gesso). Na forma nativa é encontrado junto a fontes termais, zonas vulcânicas e em minas de cinábrio, galena, esfarelita e estibina. É extraído pelo processo Frasch, processo responsável por 23% da produção, que consiste em injetar vapor de água superaquecido para fundir o enxofre, que posteriormente é bombeado para o exterior utilizando-se ar comprimido.

      

O ácido sulfúrico é largamente usado na indústria de tecidos, em baterias de automóveis, como catalisador em sínteses orgânicas etc. Os sais contendo enxofre são muito importantes, e dentre eles destacam-se alguns:

  • K2SO2 (hipossulfito) - estampagem de tecidos
  • K2S2O3 (tiossulfato) - fixador em fotografias
  • K2S2O4 (hidrossulfato) - estampagem de tecidos
  • K2SO3 (sulfito) - conservação de alimentos e branqueamento de celulose da madeira, lã e seda.
  • K2SO4 (sulfato) - fertilizantes e explosivos.

Distribuição eletrônica do Enxofre (Z = 16)

SELÊNIO (Se)

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: 

 Oxidando o selênio com ácido nítrico, ele se transforma em ácido selênico (H2SeO4). Este, por sua vez, se tratado com HCl, reduz-se a ácido selenoso. Uma última redução com SO2 faz precipitar o selênio metálico. No ar, queima com chama vermelho-azulada, produzindo SeO2, de cheiro muito desagradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com