TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mensageiros da Alegria

Por:   •  2/5/2023  •  Ensaio  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

FANTASIAS

LUCAS NETO

FROZEN – ELZA E ANA

OLAF

CINDERELA –

TURMA DA MONICA

A BELA E A FERA

BRANCA DE NEVE

CHAVES E CHIQUINHA

MASHA

BATMAM

MULHER MARAVILHA

ZÉ GOTINHA E MARIA GOTINHA

MOSQUITO DA DENGUE

BRUXAS

PROJETO DE LEI N.º

Dispõe sobre a criação do Projeto Mensageiros da Alegria, no Município de São Gonçalo do Abaeté/MG.

Por iniciativa da Equipe Multidisciplinar sugerimos a criação do Projeto de duração permanente dos Mensageiros da Alegria:

Art. 1º - Do objetivo – Tem como objetivo precípuo o desenvolvimento de visitas e outras atividades  aos setores administrativosno sentido de amenizar o sofrimento e entreter doentes e pessoas carentes, a entidades e aos familiares promovendo a solidariedade.

Parágrafo único -  Para o desenvolvimento a atividade contará com a participação da Fundação Cultural Calmon Barreto, do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, do Encontro de Adolescentes com Cristo e a Entidade Paramaçônica “Filhas de Jô”.

Art. 2º - Das Visitas – quando da realização das visitas aos integrantes do Projeto compete:

a) as normas internas das instituições visitadas;

b) responder pelos danos que venham acarretar para os pacientes ou entidades;

c) organizar a programação de visitas de acordo com a conveniência das instituições.

Art. 3º - Da Seleção, ingresso e treinamento dos integrantes do Projeto – as pessoas interessadas em integrar o Projeto Doutores da Alegria, serão esclarecidas e treinadas quanto a:

a) prestação de serviços voluntários, sem remuneração de qualquer espécie;

b) postura dos voluntários na prestação de serviço social;

c) importância do respeito às regras internas das instituições.

Art. 4º. Revogadas as disposições em contrário, esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

A propositura em questão trata de um projeto de humanização do ambiente hospitalar através do humor já utilizada em diversos hospitais, porém ainda não regulamentada. Ela busca criar um ambiente mais leve para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. A inclusão dos profissionais de saúde na interação com os ‘palhaços de hospital’ promove o bem estar da equipe incentivando assim a Humanização da Assistência Hospitalar, que diz respeito ao direito de receber um atendimento de qualidade e à valorização do trabalho do profissional. O assunto é tema de um Programa Nacional lançado pelo Ministério da Saúde no ano de 2001. Já existem projetos espalhados pelo país com o intuito de levar alegria às pessoas envolvidas no ambiente hospitalar, dentre eles destacam-se: Doutores da Alegria e Hospitalhaços, fundados em 1991 e 1999, respectivamente. Eles buscam o alívio dos efeitos da doença e de situações como o estresse, a rotina e a ansiedade, trabalhando com a promoção da saúde tanto física quanto psicológica. Utilizar o trabalho de ‘palhaços de hospital’ é uma forma de aplicar a chamada Terapia do Riso, ou Risoterapia, método terapêutico difundido pelo médico norte-americano Hanter ‘Patch’ Adams. Segundo o médico e homeopata Eduardo Lambert, autor do livro Terapia do Riso – A Cura pela Alegria, a Risoterapia consiste na estimulação da alegria e da positividade.

Cientificamente, o ato de sorrir promove a contração de músculos faciais e com isso ativa a produção de serotoninas e endorfinas no cérebro, neurotransmissores que quando ativados dão a sensação de bem-estar. Rir relaxa o corpo e a mente, diminui a pressão arterial, melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico. O ‘palhaço de hospital’ será o artista profissional que reúna as condições e requisitos para o desenvolvimento dessa tarefa em hospitais públicos, abrigos para idosos e manicômios. O objetivo em inserir este trabalho nesses ambientes é contribuir para com a saúde emocional das pessoas envolvidas oferecendo momentos de descontração através do riso, da música e da fantasia. Por essas razões, convidamos os nobres pares à aprovação da proposição. S

Objetivo do Projeto: O objetivo deste projeto é reduzir o estresse e aumentar a produtividade dos funcionários em ambientes administrativos por meio da prática de mindfulness.

Descrição do Projeto: O projeto consiste em oferecer sessões de treinamento em mindfulness para funcionários de ambientes administrativos. A prática de mindfulness pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, aumentar a capacidade de concentração e melhorar o bem-estar emocional e físico dos funcionários.

As sessões de treinamento serão realizadas semanalmente e terão duração de cerca de 30 minutos. Durante as sessões, os participantes aprenderão técnicas de mindfulness, como respiração consciente, meditação e atenção plena. Também serão fornecidos recursos, como áudios e materiais para prática em casa ou no trabalho.

Além disso, o projeto também incluirá a criação de um ambiente de trabalho mais propício para a prática de mindfulness. Isso pode incluir a implementação de áreas de descanso e relaxamento, como salas de meditação ou espaços de ioga, bem como a promoção de uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos funcionários.

Resultados Esperados: O projeto "Mindfulness no Ambiente de Trabalho Administrativo" tem como resultado esperado a redução do estresse e ansiedade dos funcionários, além do aumento da produtividade e bem-estar emocional e físico. A prática de mindfulness pode ajudar a melhorar a capacidade de concentração e foco, além de promover uma sensação geral de calma e bem-estar.

Cronograma: O projeto terá duração de 6 meses, com sessões semanais de treinamento em mindfulness e a implementação de áreas de descanso e relaxamento. O cronograma detalhado será definido durante a fase de planejamento do projeto.

Recursos Necessários:

  • Treinadores em mindfulness para ministrar as sessões de treinamento
  • Equipamentos para as áreas de descanso e relaxamento, como almofadas, colchonetes e material de ioga
  • Recursos para divulgação do projeto (por exemplo, panfletos, cartazes)
  • Espaços para realização das sessões de treinamento e áreas de descanso e relaxamento

Orçamento: O orçamento detalhado será definido durante a fase de planejamento do projeto, mas serão necessários recursos para contratação de treinadores em mindfulness, aquisição de equipamentos para as áreas de descanso e relaxamento, divulgação do projeto e locação de espaços para realização das sessões de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (336.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com