TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Estudo Bíblico

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR

ANDREID MARCELINO PAULO

MARCONE FLORIANO ANGELO

MATEUS DA ROSA

RAFAEL RICARDO MOURA FAO

THIAGO ROSA DE OLIVEIRA

TITULO DO TRABALHO: OBSERVAÇÃO – LIVRO DE JEREMIAS

CRICIUMA

2018

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR

ANDREID MARCELINO PAULO

MARCONE FLORIANO ANGELO

MATEUS DA ROSA

RAFAEL FAO

THIAGO  ROSA DE OLIVEIRA

TITULO DO TRABALHO: OBSERVAÇÃO – LIVRO DE JEREMIAS

Trabalho apresentado à disciplina Métodos de estudo Bíblico do curso Livre em Teologia, Unidade Teológica da região 669 - Criciúma - SC, do Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professor: Pr. Lucas Augusto Alexandre

INTRODUÇÃO

Observação é o primeiro passo para estudar a palavra de Deus,ela é considerada fundamental para se ter uma interpretação e aplicação aos ensinamentos bíblicos,assim como Moises nos ensinou em (Lv 25:18) “Observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os; assim, habitarei seguros na terra.”

O propósito da observação é ser o alicerce do estudo, é examinar cuidadosamente o texto. Para um bom resultado do estudo devem sempre acompanhar as seguintes perguntas O quê? Quem? Onde? Quando ? Por Que?

E a pergunta principal o que aprendi e como vou aplicá-lo?

Abaixo segue nossas respostas, referente ao estudo do livro do grande profeta Jeremias.


JEREMIAS    

 Jeremias foi um profeta que profetizou em Judá durante o reinado de seus últimos monarcas, no período de declínio e queda do Reino do Sul nos séculos 7 e 6 a.C. 

     Jeremias foi filho Hilquias e nasceu na cidade de Anatote no território de Benjamim, em aproximadamente 650 a.C., no período final do reinado do rei Manassés de Judá. Anatote era um vilarejo sacerdotal que ficava aproximadamente a três quilômetros de distância de Jerusalém (Js 21:17-18; cf. Jr 11:21-23).

    Jeremias exerceu todo seu ministério de maneira vigorosa, mesmo diante de muitas aflições. Ele teve uma vida bastante solitária, muito por conta da mensagem impopular que transmitia (Jr 15:17).

     Jeremias foi proibido pelo Senhor de se casar e formar uma família, isso para servir como um sinal das transformações que o exílio resultaria na vida cotidiana do povo (Jr 16:2). Jeremias experimentou angustias tão grandes durante sua vida que, por conta de seu lamento, ele ficou conhecido popularmente como o profeta chorão (cf. Jr 4:19; 8:18,21; 9:1,10; 13:17).

      Diante de um sofrimento tão intenso, o profeta Jeremias em algumas ocasiões não conseguia entender por que estava sendo submetido a tudo aquilo, chegando até mesmo a acusar o Senhor de tê-lo enganado (Jr 20:7) e desejar a morte (Jr 20:18). Todavia, no fim o profeta entendeu que Deus é soberano e controla todas as coisas.

     Jeremias foi chamado pelo Senhor como profeta no décimo terceiro ano de reinado de Josias, em 627 a.C. Na descrição de sua convocação, podemos perceber a forma soberana com que Deus o chamou:

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às ações te dei por profeta. (Jeremias 1:5)

     A resposta de Jeremias diante do chamado de Deus foi a de que ele era incapaz para desempenhar tal tarefa, pois não passava de um menino.

    A resposta de Jeremias, além de indicar uma possível idade prematura para exercer tamanha responsabilidade, também pode significar que ele ainda era espiritualmente e socialmente imaturo, uma pessoa humilde e que não possuía autoconfiança.

    Diante da objeção do jovem Jeremias, o Senhor o tranqüiliza dizendo “não temas” (Jr 1:8). O Senhor o avisou que ele falaria tudo o que lhe fosse ordenado, mas também prometeu que estaria com ele durante os terríveis anos de aflição que se aproximavam.

    O ministério do profeta Jeremias começou em Anatote e provavelmente ele permaneceu ali durante alguns anos. Durante esse período, talvez ele parecesse ser um profeta insignificante de um pequeno vilarejo.

    Apesar do ministério do profeta Jeremias ter sido bastante longo, sua mensagem principal é muito clara, e podemos pontuá-la da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com