TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Ágeis

Por:   •  17/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Estudante: ALEXANDRE J. M. FERNANDES

Disciplina: MÉTODOS ÁGEIS

Turma: 0422-2_5

Parte I – definição do produto

INTRODUÇÃO

Atualmente existe uma imensa dificuldade das gestantes terem um parto normal humanizado pelo plano de saúde, pois o que impera no país é uma máquina de cesarianas, devido a rapidez do procedimento e principalmente por não “ocupar” o tempo dos honorários dos obstetras, já que a grande maioria dos partos normais, ocupam algumas horas, às vezes várias horas, desse profissional.

Não existem equipes humanizadas na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, que aceitem atender por plano de saúde. Existem diversas equipes e profissionais humanizados, cada um com seu modelo de assistência ao parto, sua forma de disponibilizar os profissionais da equipe conforme a necessidade e cobrar honorários.

O projeto seria um software integrado aos hospitais da cidade, que relaciona a agenda mensal com nome completo e CRM das obstetras de plantão nas maternidades públicas e particulares, com o currículo completo de atuação da profissional e demais hospitais e clínicas que atende, bem como a equipe auxiliar completa do dia.

O objetivo seria contribuir de uma forma totalmente especial para que a gestante conheça previamente quem irá lhe atender em caso de emergência e se sinta mais segura nesse dia tão especial e delicado, mas que muitas vezes se torna traumático devido a equipes que não possuem o alinhamento com o objetivo da gestante, como por exemplo: um parto normal humanizado.

Conhecer a equipe previamente, possibilitará a gestante escolher qual local mais se adequaria no momento que for preciso e até mesmo fazer uma pesquisa prévia dos profissionais do local dentro do mês.

AS SETE DIMENSÕES DO PRODUTO

  • Ator – Gestantes que tem como objetivo realizar um parto humanizado com a informação prévia de quem compõe a equipe no plantão do dia/mês (obstetra) da maternidade escolhida.
  • Interface – Telas : Cadastro da gestante / Cadastro de Hospitais por bairro / Cadastro dos Médicos obstetras que compõem a equipe do hospital / Cadastro do curriculum de cada um / Cadastro da agenda mensal do plantão.
  • Ação – Pesquisar quais hospitais estão disponíveis por bairro / Pesquisar por data quem compõem a equipe plantonista do dia / Pesquisar o curriculum de acordo com o nome do médico
  • Informação – Nome dos hospitais por bairro / Nome dos médicos / Agenda mensal e diária de cada equipe
  • Regras do negócio – As trocas de dias do plantão deverão ser atualizadas no sistema por cada integrante das equipes previamente agendadas / As gestantes deverão se cadastrar na plataforma e informar qual médico lhe acompanha no pré natal.
  • Ambiente – O sistema rodará em plataforma web com suporte para Flash / Android e IOS a partir da atualização 12
  • Requisitos não funcionais – Salvar em PDF a agenda mensal dos plantonistas do hospital.

PRODUCT VISION BOX

 [pic 1]

ELEVATOR SPEECH

O Mother Center é um aplicativo integrado aos hospitais da cidade, que relaciona a agenda mensal com nome completo e CRM das obstetras de plantão nas maternidades públicas e particulares, com o currículo completo de atuação da equipe, para que a gestante conheça previamente quem irá lhe atender em caso de emergência e se sinta mais segura nesse dia tão especial e delicado.

PERSONAS 

  • GESTANTE – Para essa persona, conhecer a equipe previamente, possibilitará escolher qual local mais se adequaria em um momento extremamente delicado de urgência.

Exemplo:  Ana está grávida de 8 meses, tem o acompanhamento de uma obstetra normalmente, fazendo o pré natal mensalmente, porém deseja muito um parto normal, mas sua obstetra não tem a “disponibilidade” que requer esse procedimento e só realiza Cesárea. Como atualmente os obstetras que realizam parto humanizado cobram por essa disponibilidade e o plano de saúde não cobre todo o procedimento, Ana escolheu fazer o parto com um médico “plantonista” que esteja alinhado com seu objetivo, e pesquisará no dia que for preciso, dentro do nosso aplicativo, a maternidade mais próxima com esse perfil de profissional.  

  • MATERNIDADE – Para o hospital, é de suma importância ter clientes satisifeitos com suas equipes, que estarão alinhadas aos objetivos dele.

Exemplo:  A maternidade Casa Baby, está preocupada com a reputação da instituição e precisa estar alinhada com as expectativas de seus clientes.

  • MÉDICO OBSTETRA – Para o obstera, é essencial estar alinhado com as expectativas das pacientes, pois terá como consequencia melhores avaliações e até mesmo aumento de possíveis novos clientes.

 Exemplo:  O obstetra Paulo está preocupado com as avaliações negativas que recebeu nos últimos atendimentos, pois seu perfil de atuação é focado em partos cesarianas e as pacientes que chegam para seu atendimento possuem planejamento para parto normal.

USER STORIES 

[pic 2]

   

[pic 3]

MVP

Elaborado de acordo com a tabela de BV e ROI do planejamento de entregas a seguir, focando na priorização para criar o MVP abaixo.

[pic 4]

Parte II – planejamento das entregas

ESTIME O VALOR DE RETORNO PARA O CLIENTE E O ESFORÇO DA EQUIPE PARA CADA TAREFA:

FATIE, DESCARTE E PRIORIZE O BACKLOG 

[pic 5]

BACKLOG DO PRODUTO

O backlog do produto inicial foi definido pelo PO e separada por prioridades necessárias. A ferramenta SCRUM utilizada será o TRELLO, exemplificando um quadro de tarefas por Sprint.

Estime o número de sprints, considerando um valor estimado da velocidade da equipe.

GESTANTE                                                     ANA

MATERNIDADE                       CASA BABY

MÉDICO OBSTETRA

MVP

Gostaria de salvar em PDF as informações da agenda

Gostaria de ter o perfil mais alinhado de suas equipes, de acordo com as pacientes.

Gostaria de ter um panorama dos plantões das equipes durante o mês, através de PDF

R2

Gostaria de conhecer o perfil da equipe do plantão

Gostaria de oferecer mais qualidade no perfil específico de atendimento aos seus clientes

Gostaria de melhorar sua avaliação perante as pacientes atendidas

R3

Gostaria de ter previamente a agenda mensal das equipes com o perfil desejado

 

Gostaria de ter maior alinhamento do seu perfil de atuação com as expectativas das pacientes.

R4

Gostaria de pesquisar as maternidades com seu perfil desejado, mais próximas do seu local

 

Gostaria de fazer parte desse  projeto inovador que ficará disponível para inúmeros pacientes.

[pic 6]

[pic 7]

Referências bibliográficas

HERIEF, Bia. Parto no Rio de Janeiro. Casa Pitanga, 2021.

Disponível em: https://casapitangarj.com.br/parto-no-rio-de-janeiro/. Acessado em 04 de junho de 2022.

Por Redação Café com Scrum Master. 7 Dimensões do Produto: uma forma eficiente de escrever User Stories. Café com Scrum Master, 2022.

Disponível em: https://cafecomscrum.com/2016/03/27/as-7-dimensoes-do-produto/. Acessado em 04 de junho de 2022.

Por Redação Prime Control. User Stories – A escrita utilizando a técnica de 7 dimensões do produto. Prime Control, 2022. Disponível em: https://www.primecontrol.com.br/user-stories-a-escrita-utilizando-a-tecnica-de-7-dimensoes-do-produto/#:~:text=Neste%20artigo%2C%20vamos%20abordar%20uma,de%20Neg%C3%B3cio%2C%20Ambiente%20e%20Qualidade. Acessado em 04 de junho de 2022.

MARQUE, José. CONHEÇA 2 EXEMPLOS E ALGUMAS DICAS SOBRE ELEVATOR PITCH PARA APLICAR NO SEU NEGÓCIO. Instituo Brasileiro de Coaching, 2022.

Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-2-exemplos-e-algumas-dicas-sobre-elevator-pitch-para-aplicar-no-seu-negocio/. Acessado em 04 de junho de 2022.

Por Redação Inovação SEBRAE. 3 EXEMPLOS DE ELEVATOR PITCH PARA VOCÊ APRENDER A FAZER O SEU. Inovação SEBRAE, 2022.

Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/3-exemplos-de-elevator-pitch-para-voce-aprender-a-fazer-o-seu/. Acessado em 04 de junho de 2022.

Por Readção Sankhya. Como criar um MVP: passo a passo. Sankhya Blog, 2019.

Disponível em: https://www.sankhya.com.br/blog/como-criar-um-mvp/. Acessado em 04 de junho de 2022.

ZANETTE, Franco. MVP: como usar esse conceito para validar uma ideia e crescer com o feedback do mercado. Resultados Digitais, 2020.

Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/mvp-minimo-produto-viavel/. Acessado em 04 de junho de 2022.

OLIVEIRA, Fábio. Entenda o que é product backlog e qual a importância de criar um. Movidesk Blog, 2020.

Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/product-backlog-o-que-e/. Acessado em 04 de junho de 2022.

CASTRO, Marcela / BARCAUI, André. Métodos Ágeis. Apostila FGV, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (605.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com