TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos Valores Da Liderança

Ensaios: Os Novos Valores Da Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

A reportagem relata uma entrevista realizada com Roger Fisher, negociador que já trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU), fundador e diretor do Harvard Negotiation Project, organização dedicada ao estudo e ao ensino da resolução de conflitos. Nesta Fisher define o perfil ideal de um negociador e a melhor formação de uma equipe de negociação. Aborda também como treinar negociadores e como se portar nos momentos de grande tensão ou rejeição.

Roger inicia a entrevista descrevendo sete ingredientes básicos para uma negociação: comunicação eficaz, bom relacionamento, descobrir o interesse da outra parte, elaborar os diversos acordos possíveis, convencer a outra parte de que está sendo tratada com justiça, definir quais são as opções para o acordo e chegar ao compromisso final. Traça um perfil ideal de negociador, firme e amistoso, franco e persuasivo sem usar coerção, saber ouvir de maneira interessada e, além disso, ser criativo, produzindo idéias nunca antes ventiladas.

Em seguida instrui como criar opções durante a negociação, sugerindo para tanto um período de brainstorm informal, sem compromisso. Também é possível imaginar o que seria recomendado por uma terceira parte, pensando o que fizeram outras pessoas nas mesmas circunstâncias. Lembrando sempre que o importante é ser criativo. Para levar a outra parte ao sim, deve se pensar o porquê do não. Uma saída é perguntar se há algum problema. Fisher relata que a outra parte pode até não revelar suas razões imediatamente, mas é possível descobri-las levantando possibilidades. Sempre é preciso estar preparado para dizer não e nunca admitir que está desesperado para fechar o acordo.

Roger aponta que se a outra parte estiver envolvida é necessário pensar que os problemas pessoais precisam ser resolvidos, mas a essência da negociação nunca é o problema emocional. Ela gira em torno da busca de um acordo que apenas está sendo complicado pela emoção. Ao formar uma equipe de negociação, é preciso definir claramente como serão tomadas as decisões diante da outra parte. A idéia é jamais confundir a outra parte, pois eles querem saber exatamente qual o papel desempenhado por cada membro do grupo.

Quanto à personalidade, é útil na equipe uma pessoa que compreenda o que está acontecendo do outro lado da mesa, entendendo a posição do outro e mostrando empatia. Deve ser muito experiente, ter grande presença de espírito e conhecimento dos antecedentes. É bom contar também com uma pessoa criativa que sugere uma pausa a fim de produzir novas idéias. É importante também uma pessoa que se relacione bem com os outros, outra que facilite a comunicação e uma para lidar com dados e informações. E por fim deve haver alguém com capacidade de julgar como um juiz, capaz de levar o que está acontecendo num contexto mais amplo.

Em uma negociação caso haja um grande conflito entre as partes é uma boa idéia fazer um intervalo dizendo explicitamente o porquê da pausa. É preciso mostrar que é humano e não deixar que a outra parte faça o papel do tirano. Uma boa idéia de treinamento é uns aprenderem com os outros, um negociador experiente deve sempre levar consigo um menos experiente. E como treinamento técnico se fazer necessário um equilíbrio entre teoria e prática. Teoria para organizar as idéias e simulações para elucidar a prática e exercitar suas habilidades. Nestas simulações é importante exercitar a habilidade de deixar claro seu interesse sem indicar a intensidade de tal.

Após a negociação é preciso revisar com todos os participantes a sessão. Nesta reunião a primeira pergunta que deve ser feita é o que deu certo, em seguida todos emitem sua opinião e em vez de abordarem os erros é preciso se pensar no que pode ser feito diferente da próxima vez e todos apresentarem propostas. Neste momento o negociador experiente precisa saber como os outros julgam seu trabalho, este deve sempre demonstrar que quer aprender e buscar novas idéias.

Roger finaliza pontuando que a melhor defesa não é o ataque, pois é possível ser firme sem atacar ninguém. Se preparado com bons argumentos, será mais fácil alguém ceder a sua proposta do que seu se tiver um comportamento agressivo. Ressalta que os negociadores de maior sucesso são aqueles que não aparecem.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »