TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Refugiados da África

Por:   •  5/11/2020  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Refugiados da África

Através dos noticiários podemos observar as travessias de muitos refugiados vindos da África em direção a Europa, porém o continente não é o principal destino da maioria dessas pessoas como muitos pensam, e sim, outros países ou até mesmo outras regiões do próprio país dentro do continente.

Dentre os quinze conflitos iniciados ou retomados nos últimos anos oito estão na África, fazendo com que os houvessem deslocamentos forçados por boa parte das populações de diversos países as colocando em situação de refúgio e por consequência aumentando o número de refugiados no continente.

Os conflitos iniciados nos últimos forçaram o deslocamento de muitas pessoas, colocando boa parte da população (proveniente de países em conflito) em estado de refúgio. Em 2014 foram divulgados dados pela Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) sobre o número de refugiados nos países da África: os somalis são a terceira maior nacionalidade de refugiados no mundo com atrás apenas de Síria e do Afeganistão. Os conflitos armados no Sudão o tornaram o quarto país com o maior número de refugiados 670 mil; logo após está o Sudão do Sul 509 mil e em sexto lugar a República Democrática do Congo 493 mil.

Os principais motivos para tantas migrações no continente são disputas políticas, étnicas e religiosas presentes no continente desde sua divisão de terras para colonização europeia, a qual não levou em conta as diferenças entre grupos rivais e de etnias diferentes, os colocando no mesmo território. Após o processo de independência das nações algumas fronteiras foram mantidas mas, também houve a criação de novos países  e com isso, novas disputas foram travadas dentro desses países por grupos diferentes grupos étnicos s em busca do poder. Ultimamente os grupos terroristas no continente (principalmente os grupos Boko Haram, Al-shabab e AQUIM) têm sido um dos principais motivos para a migração desses refugiados por conta de seu fundamentalismo religioso e crueldade contra aqueles que não aderem as suas doutrinas.

Entre os países que mais acolhem refugiados no mundo os mais pobres são considerados os mais acolhedores e possuem os maiores campos de refugiados no mundo.

  1. Dadaab, Quênia: mais de 400 mil habitantes.
  2. Dollo Ado, Etiópia: pouco menos de 200 mil habitantes.
  3. Kakuma, Quênia: cerca de 130 mil habitantes.
  4. Za’atri, Jordânia: pouco menos de 125 mil habitantes.
  5. Jabalia, Faixa de Gaza (Palestina): cerca de 100 mil habitantes.
  6. Sahrawi, Argélia: aproximadamente 90 mil habitantes.
  7. Yida, Sudão do Sul: pouco mais de 75 mil habitantes.
  8. Mbera, Mauritânia: cerca de 70 mil habitantes.
  9. Nakivale, Uganda: pouco menos de 70 mil habitantes.
  10. Nyarugusu, Tanzânia: cerca de 68 mil habitantes.

O que surpreende é saber que a maioria desses campos de refugiados se encontra na África e, no entanto, pouco se fala na mídia sobre essa crise dentro do continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com