TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Requisitos de Software

Por:   •  1/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8
  1. O que são requisitos de software?

Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.

2- Segundo o PMI (Project Management Institute), um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto; serviço ou resultado exclusivo. Marque a opção que não representa uma característica de projeto.

  1. Feito por pessoas
  2. Elaborado progressivamente
  3. Repete-se todos os meses (X)
  4. Tem início e fim (esforço temporário)
  5. Cria um resultado único (criar um produto, serviço ou resultado exclusivo)

3- Quais atividades técnicas estão envolvidas em Gestão de Projeto?

O gerenciamento efetivo de desenvolvimento de software tem um foco nos 4 Os: Pessoas, produtos, processo e projeto.

  • Pessoas: devem ser organizadas para o trabalho de desenvolvimento de forma efetiva. A comunicação com o cliente e com outros interessados deve ocorrer para que o escopo e os requisitos do produto sejam compreendidos;
  • Produto: Antes de trabalhar no projeto, devemos estabelecer os objetivos do produto e seu escopo, considerar soluções alternativas e identificar as restrições técnicas e de gerenciamento. Sem essas informações é impossível definir de forma razoável ou precisa a estimativa de custo, a avaliação efetiva dos riscos, a análise realística das tarefas do projeto ou um cronograma gerenciável do projeto que forneça a indicação significativa de progresso das atividades;
  • Processo: fornece a metodologia por meio da qual um plano de projeto abrangente para o desenvolvimento de software pode ser estabelecido. Uma quantidade de conjuntos de atividades-tarefas, pontos de controle, artefatos de software e pontos de garantia de qualidade possibilitam que as atividades metodológicas sejam adaptadas às características do projeto de software e aos requisitos de equipe.
  • Projeto: Planejamento, monitoramento e controle. O projeto deve ser planejado com base na estimativa do esforço e do prazo para a realização das tarefas: definindo artefatos, estabelecendo pontos de verificação (checagem) de qualidade e identificando mecanismos para monitorar e controlar o trabalho no plano de projeto.

Gerenciar um projeto inclui:

• Identificação dos requisitos;

• Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado;

• Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a: o Escopo; o Qualidade; o Cronograma; o Orçamento; o Recursos e o Risco.

O projeto específico influenciará as restrições nas quais o gerente precisa se concentrar.

4- Durante a execução de um projeto, quem gerencia o projeto?

Um engenheiro de software gerencia suas atividades diárias, planejando, monitorando e controlando as tarefas técnicas. Os gerenciadores de projetos planejam, monitoram e controlam o trabalho de uma equipe de engenheiros de software. Já um gerente sênior coordena a interface entre o “lado comercial” e os profissionais de software.

5- Quais são as principais dificuldades para gerenciar um projeto?

Falta de uma definição própria de ‘projeto’; falta de institucionalização da gestão de projeto; não investir tempo na engenharia de requisitos; escolha de tecnologia e ferramentas sem analisar o contexto da organização; não tratar o software como um produto; mudanças de expectativas do cliente; desalinhamento entre equipes etc.

6- Quais as etapas para se planejar e gerenciar um projeto?

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a estrutura analítica do projeto (EAP); Definir as atividades; Sequenciar as Atividades; Estimar os recursos das atividades; Estimar as durações das atividades; Desenvolver o cronograma; Estimar os custos; Determinar o orçamento; Planejar a qualidade; Desenvolver o plano de recursos humanos; Planejar as comunicações; Planejar o gerenciamento de riscos; Identificar os riscos; Realizar a análise qualitativa de riscos; Realizar a análise quantitativa de riscos; Planejar respostas a riscos; Planejar as aquisições.

7- Qual o objetivo do gerenciamento de Riscos de um projeto?

Processo que identifica, analisa e responde aos riscos do projeto. Isso compreende a maximização dos resultados de eventos positivos e a minimização das consequências de eventos negativos. Consiste na identificação, quantificação e qualificação de riscos e no desenvolvimento e controle da resposta aos riscos.

8- Dê cinco exemplos de riscos que podem ocorrer em um projeto e dois exemplos de plano de ação para tratar/minimizar os riscos.

Riscos: o pessoal de software não compreende as necessidades de seus clientes; o escopo do produto está parcialmente definido; as alterações são mal gerenciadas/administradas; a tecnologia escolhida muda; as necessidades de negócio mudam (ou são mal definidas).

Prevenções:

  • Comece com o pé direito: trabalhando arduamente (muito arduamente), é possível compreender o problema a ser solucionado e, então, estabelecer expectativas e objetivos realísticos para todos os envolvidos no projeto.
  • Rastreie o andamento: Em um projeto de software, o andamento é rastreado e mapeado como artefatos (códigos-fonte, conjunto dos pacotes de testes) são produzidos e aprovados (usando-se as revisões técnicas) como parte de uma atividade de garantia de qualidade.

9- O que é o planejamento de custos de um projeto?

Processo necessário para certificar que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste em estimar os custos e definir o orçamento e o controle de gastos.

10- Qual o objetivo da fase de escopo?

Processo necessário para assegurar que o projeto inclua todo e somente o trabalho requerido, a fim de que seja completado com sucesso. Engloba a identificação dos requisitos do projeto, definição de escopo, elaboração da EAP (Estrutura Analítica do Projeto), verificação de escopo e controle de mudança do escopo.

11- Qual o objetivo do cronograma do projeto? Dê exemplo de como criar um cronograma.

Elaborar o cronograma é o processo de definição de sequências das atividades, suas durações, recursos necessários, visando criar o cronograma do projeto. Mais do que uma formalidade, o cronograma ajuda a equipe a disciplinar-se quanto ao tempo e aos prazos, de maneira a priorizar a atividade prevista no cronograma.

Como criar: Defina o escopo do projeto; construa sua EAP; cuide do sequenciamento de atividades; estime a duração das atividades; construa seu cronograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com