TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resíduos de Construção e Demolição

Por:   •  13/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FICHA PROPOSTA PROJETO TCC

Discente: Renan Carvalho Barreto

Orientadora: Paula Peixoto Assemany

Título:        Análise        da        viabilidade        técnica        e        econômica        para        implantação        do reaproveitamento de resíduos classe A na região de Lavras, MG.

  1. Introdução / Objetivos

De acordo com a lei nº 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e institui a responsabilidade dos geradores de resíduos (BRASIL, 2010), define-se que tanto o gerador quanto o órgão público são responsáveis pela logística de descarte dos resíduos, devendo trabalhar em conjunto para fornecer a destinação final ambientalmente adequada, conforme parágrafos 1° e 2° do artigo 27 da PNRS.

Entretanto, no que diz respeito aos resíduos da construção civil (RCC), por se tratar de um resíduo volumoso e de transporte oneroso, existem ainda vários locais de disposição inadequada deste resíduo nos municípios. Um fator agravante da situação é a falta de normativas legais e fiscalização das obras, empresas de transporte e locais de disposição final inadequados bota-foras, atrasando o cumprimento da PNRS (Lei Federal nº 12.305/2010) e persistindo a degradação ambiental.

Na microrregião de Lavras não são encontrados locais que operem o tratamento e a destinação final de tais resíduos de forma conjunta (Relatório Técnico 39/2021 CONSANE). A preocupação do manejo adequado de resíduos sólidos é cada vez mais alarmante entre os municípios, principalmente na área urbana onde a quantidade de resíduos produzidos é expressivamente maior do que na zona rural, em razão do número populacional. Segundo o Relatório Técnico 39/2021 elaborado pelo Consórcio Regional de Saneamento Básico - CONSANE, não há plantas de beneficiamento e reciclagem nos municípios limítrofes, aumentando assim o descarte inadequado de RCC provenientes de obras civis. A quantidade de resíduos da construção civil gerada em cada município é considerada baixa, porém os impactos ao meio ambiente devido ao descarte inadequado são grandes e devem ser cessados.

Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é analisar a viabilidade técnica e econômica para implantação de consórcio para reaproveitamento de resíduos classe A por

meio do estudo de cenários envolvendo diferentes municípios limítrofes de Lavras e diferentes arranjos técnicos.

  1. Metodologia

  1. Área de estudo

O município de Lavras está localizado na Mesorregião do Campos das Vertentes de Minas Gerais, posicionado nas coordenadas geográficas 21° 13’ 45” de latitude sul, 44° 58’ 31” de longitude oeste. Por ser o maior gerador de RCC na região, o município será escolhido como ponto fixo para os estudos de cenários envolvendo RCC.

A distância de Lavras para os municípios limítrofes, como, Ijaci, Nepomuceno, Cana Verde, Ingaí, Luminárias, Ribeirão Vermelho, Perdões, Itumirim e Campo Belo são, respectivamente de, 12,5 km, 33,8 km, 41,2 km, 30,1 km, 42,7 km, 11,2 km, 24,5 km, 25,2 km e 60,4 km (Google maps) sendo Campo Belo o município mais distante.

  1. Obtenção dos dados relativos à quantidade de resíduos de construção civil gerados por município

Os dados relativos à quantidade de resíduos Classe A gerados pelos municípios listados acima já foram obtidos através de estimativa, onde a taxa de geração de RCC é de 0,5 ton/hab.ano (Pinto, 1999) e estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1 - Quantidade de resíduos Classe A gerados por cada município.

Município

População

Quantidade gerada (ton/dia)

Lavras

104783

143,54

Perdões

21485

29,43

Nepomuceno

26826

36,74

Ribeirão vermelho

4047

5,54

Ijaci

6610

9,05

Itumirim

6000

8,21

Luminárias

5431

7,43

Campo Belo

54186

74,22

Cana Verde

5594

7,66

Ingaí

2776

3,80

Total

325,67

Fonte: CONSANE (2021)

  1. Elaboração de cenários para arranjos técnicos

Para tal estudo, serão montados diferentes cenários, nos quais será levantado a viabilidade técnica do serviço de britagem e reutilização dos RCC, considerando uma planta e maquinários fixos e outro com maquinários móveis atendendo Lavras e a Região e o último cenário atendendo apenas o Município sede.

O primeiro cenário envolve uma planta móvel de reciclagem de RCC que atenderá 9 municípios, de forma consorciada através do Consórcio Regional de Saneamento Básico - CONSANE, com ganho de escala e diminuição dos custos dos municípios. Outro ponto a ser levantado é que com a utilização do maquinário, os problemas de ocorrência de bota-foras nas cidades serão reduzidos.

O segundo cenário terá Lavras como sede da planta fixa para a implantação de uma usina de processamento e aterro de resíduos da construção civil em âmbito regional.

O terceiro cenário contará com planta fixa para a implantação de uma usina de processamento e aterro de resíduos da construção civil atendendo apenas o município de Lavras.

  1. Análise de viabilidade econômica

Dentre os materiais produzidos pode-se separar principalmente os materiais com alta concentração de material cimentício caracterizado como material cinza, os materiais com alta concentração de argila, caracterizados como vermelho, além da madeira e os materiais recicláveis.

Segundo dados da ECOVIA em Varginha – MG, os percentuais de materiais coletados por dia e seus respectivos preços de vendas estão representados nas Tabelas 2 e 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com