TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tempos Modernos E A Disciplina Do Trabalho

Por:   •  15/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

TEMPOS MODERNOS E A DISCIPLINA DO TRABALHO

No filme Tempos Modernos Carlitos, ironicamente, encontra-se na condição de operário. É o auge do predomínio do padrão de acumulação Taylorista-Fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado. A inadequação de Carlitos com o trabalho alienado perpassa o tempo todo no filme, ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção em massa, máquinas gigantescas, exploração do trabalho, mas também de greves e de organização sindical. A cena do bando de ovelhas é misturada com a cena dos operários entrando na fábrica, como se fossem animais indo para o abate, só que, na verdade, vão para a produção na fábrica.

Como operário, Carlito se depara com a esteira de produção fordista que aumenta o ritmo a todo instante, tornando a relação homem-máquina extremamente conflituosa, até o ponto em que Carlitos é engolido pela máquina, saindo de lá em uma condição de insanidade, repetindo um gesto mecânico mesmo quando não está trabalhando, fruto da alienação do trabalho para uma situação de confronto direto em que ele sabota a produção, revolta-se contra o patrão e é internado como louco.

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sobre o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõe-se a ele. Este filme é uma crítica atormentadora e eficiente da modernidade capitalista, é o contraponto que contesta à realidade do mundo burguês e a ordem burguesa. Melhor dizendo o filme retrata a luta de classes.

Atualmente é possível estabelecer um elo entre o filme Tempos Modernos  e os modernos tempos de hoje; o modo de produção tornou-se ágil com a difusão tecnológica, o que se verifica é que ainda que os tempos mudem as relações de trabalho ainda tem como força propulsora a obtenção do lucro e a exploração da mão-de-obra. A forma de trabalho mudou, os tempos mudaram, mas será que as relações do passado como apresentadas no filme ficaram esquecidas no tempo ou ainda é possível observar distorções e uma cruel exploração trabalhista?

As relações trabalhistas fortalecem com o auge do capitalismo consolidado pela Revolução Industrial, o Direito do Trabalho fortalece para assegurar os direitos do trabalhador, sendo estabelecido por meio de um conjunto de normas presentes na Constituição Federal, na CLT e outras leis. É na legislação trabalhista que são estabelecidos os direitos e deveres de empregados e empregadores como, por exemplo, jornada de trabalho, remuneração, férias, aviso prévio, licenças, rescisão de contrato de trabalho, normas de segurança do trabalho e outras regras fundamentais para as relações de trabalho. A modernização das leis trabalhistas teve como principal objetivo tornar a legislação brasileira mais compatível com o mundo do trabalho e as formas de produção do século 21. Ao fomentar o diálogo, a nova lei contribui para o aumento da produtividade do trabalho, o desenvolvimento da economia e, por conseqüência, aumento de emprego e renda para o trabalhador.

     Surgem os direitos assim como as propostas pela Declaração dos Direitos Humanos no art.23º que diz respeito ao trabalho:

“Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego”.

https://www.todamateria.com.br

https://educador.brasilescola.uol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com