TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos e a Disciplina do Trabalho

Por:   •  7/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Tempos Modernos e a Disciplina do Trabalho

 

            As garantias de direitos trabalhistas, que amparam muitos trabalhadores, não protegem outros que não possuem tais garantias por realizarem serviços autônomos         ou         por         conta         própria.  

            Com a automatização na invenção de máquinas e evolução tecnológica muitas funções trabalhistas foram sendo trocadas pelo trabalho robotizado. Logo, muitos perderam seus empregos aumentando assim os empregos informais. 

            A precarização do trabalho não se refere apenas mão-de-obra ou ao meio ambiente insalubre, como também está relacionada a remuneração inadequada ou mesmo falta dela, jornadas longas de trabalho, instabilidade de trabalho, riscos de vida, a não garantia de proteção ao trabalhador e aos direitos trabalhistas como férias.  

            A dignidade no trabalho é a importância de ter esses direitos assegurados, relacionando um trabalho digno a um trabalho produtivo que fornece proteção social, pessoal e financeira ao trabalhador. E então, o trabalhador obtém perspectiva de desenvolvimento pessoal e social. Sem esses direitos não há dignidade, então a importância é dada apenas para a produção e quem lucra dela.  

            Isto é, quem lucra é a classe social que não exerce o trabalho direto na produção. Aos que realizam a mão-de-obra apenas a fazem para fins de sobrevivência, lucrando o pouco que precisam para viver. Dessa forma, quem trabalha em condições precárias não possui o prazer ou mesmo condições físicas para realizar trabalho que se tem, prejudicando então a qualidade do serviço.  

            O filme "Tempos Modernos" mostra a realidade do trabalho precário nas indústrias e a diferença dessas classes que subornam e outra é subordinada. A chefia, com muita exigência, cobra produtividade e explora os trabalhadores que, por sua vez, perdem o direito de tempo de descanso necessitando comer trabalhando ao mesmo tempo com a invenção científica de uma máquina, que não dá certo. 

            O ambiente hostil, com pouco ganho, baixo rendimento e desempenho produtivo igual de máquina, um trabalho alienado com uma única função, como parte de toda uma tarefa sem mesmo entender o fim do produto, realizada repetidamente, entrando em modo automático. Hoje podemos relacionar esta função a LER (lesão por esforço repetitivo), muito prejudicial à saúde física de um         trabalhador.  

            Além disso, o ambiente insalubre no filme mostra as condições precárias de sujeira, fumaça e barulho, com ritmo acelerado, longas jornadas e sem pausa no trabalho. O ar poluído, supostamente quente e úmido, além dos riscos com as máquinas traziam doenças físicas aos trabalhadores.  

            Compreende-se então a revolução industrial que luta por transformação e garantia de direitos de qualidade de vida e de trabalho, protegendo também crianças da exploração do trabalho infantil, e os trabalhadores dos riscos à saúde, mortes e acidentes de trabalho. 

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com