TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO DE TRABALHO EM EQUIPE – FILME: TEMPOS MODERNOS

Por:   •  7/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

2013

Turno: INTEGRAL

Unidade Curricular – ADMINISTRAÇÃO (ADE)

Prof. GERALDO VASCONCELOS

Departamento DECAC

ROTEIRO DE TRABALHO EM EQUIPE – FILME: TEMPOS MODERNOS

Data – 30-Out-2013

ATIVIDADES

1º - LEITURA, COM ANTECEDÊNCIA, DO TEXTO TAYLOR SUPERSTAR

2º - DEBATER COM COLEGAS DE EQUIPE AS QUESTÕES ABAIXO

Qual a visão de trabalhador pode ser percebida no filme?

A visão de trabalhador dada pelo filme foi de uma classe que perdeu a noção do quanto vale o seu esforço. Que se sujeita a pressões vindas de pessoas em patamares superiores que por assim dizer 'mandam' e 'desmandam', criando dessa forma um ambiente de difícil convivência onde prevalece a pirâmide de cargos onde a base, e menos valorizada é o trabalhador.

Como era o mercado de trabalho representado pelo filme?

A oferta de trabalho ali apresentada, trata-se de algo escassa, o filme ainda apresenta aspectos de crise, logo após a saída do ator da Clínica psiquiátrica. Assim fica evidente que o período em abordagem era de escassez de trabalho, onde a crise deixava marcas do desemprego em várias famílias, fábricas eram fechadas, e havia ali um ambiente de pobreza e fome, como no caso das órfãs.

Como a fábrica é administrada? Que escola de administração é representada no filme?

Logo ao iniciar o filme, podemos notar o chefe monitorando os funcionários e dando ordens a outro para que controlasse a todo tempo a velocidade de produção. Assim fica claro o Taylorismo em questão, onde temos a classe operária com a função de executar as tarefas, o gerente que pensa e define a função de cada operário e ainda temos o supervisor que se encarrega de fazer com que a produção chegue ao patamar estipulado no fim do dia.

Comentem sobre o ambiente social mostrado no filme, no que diz respeito às relações de trabalho (entre trabalhadores e o capital).

O filme deixa nas entrelinhas o famoso bordão 'tempo é dinheiro' quando mostra em diversas partes relógios, e ainda quando o trabalhador é convidado de maneira pouco educada a voltar para o trabalho repetitivo que ali o faz.

Qual paralelo o filme retrata entre a fábrica e a cadeia?

Em tempos modernos o paralelo apresentado deixa claro que nas situações ali vividas o trabalhador estava sendo sujeitado a um melhor tratamento na cadeia, que no próprio ambiente de trabalho. Assim concluímos que as condições de trabalho submetidas ali, eram nada menos que péssimas, fazendo com que o próprio operário decida por cometer pequenos delitos para se manter em cárcere privado.

O personagem de Chaplin finalmente encontra um emprego para o qual ele tem as habilidades. Qual o significado simbólico disso?

Isso significa que muitas vezes o operário tende a ficar no emprego que não é de sua habilidade, por necessidade, comodismo ou falta de oportunidade. No caso de Chaplin, as oportunidades eram escassas, a necessidade era imensa e assim ele aceitava qualquer tipo de emprego desde que pudesse fazê-lo em troca de remuneração como próprio Taylor previa.

Qual a relação entre o texto Taylor Superstar e o filme?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com