TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR- GRUPO

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos aqui, como objeto de estudo, a empresa “Retifica Exata” como uma partícula daquilo que conhecemos como tecido organizacional, pois se comparada as grandes empresas nacionais e multinacionais, está seria apenas mais um grão de areia no deserto. Mesmo que em pequena parcela, desempenha seu papel, contribuindo para o desenvolvimento da região, prestando relevante serviço à comunidade, minimizado o sofrimento e maximizado os lucros.

Os tópicos apresentados são os seguintes: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

No tópico Fundamentos e Teoria Organizacional foram analisadas as teorias de Ford e Fayol, que são eles: Teoria cientifica e teoria clássica.

Em Comunicação e Linguagem foi analisada a linguagem mais utilizada entre os colaboradores, a formal ou a informal.

Homem, Cultura e Sociedade foram registrados a importância de uma visão mais ampla em relação ao cenário político, nacional e internacional, tendências e cultura.

Por fim, o tópico Comportamento Organizacional apresenta as os elementos da cultura organizacional, indicadores de clima organizacional e estilo de liderança.

2 A EMPRESA

Retifica Exata, tem como nome fantasia Exata, uma empresa de pequeno porte, que presta serviços de retificação de motores. Foi criada em 21 de julho de 1997, situada na Avenida Getulio Vargas, número 1.333, bairro: Monte Castelo, na cidade de... , no estado da...Tendo como sócio majoritário o senhor... filiado no CNPJ: .

Ao longo dos seus dezessete anos de existência, a empresa vem se destacando no ramo da retificação de motores, oferecendo seus clientes um serviço de qualidade, garantia de seus serviços, preço e facilidades de pagamento. A empresa por atual neste segmento e zelar pelo bom atendimento aos clientes, vem se destacando desde sua criação.

A estrutura organizacional da empresa é constituída de 01 (um) sócio majoritário (proprietário), 01 (um) gerente administrativo, 01 (um) gerente operacional, tendo ainda 15 (quinze) colaboradores na área de retificação e montagem de motores.

A empresa presta serviços para empresas de toda região, entre elas podemos destacar a Suzano Papel e Celulose, Pirâmide e Cocovado.

3 ANALISE DA EMPRESA:

A empresa em estudo tem presente à teoria cientifica e clássica. Os princípios fundamentais planejar, organizar, dirigir e controlar são colocadas em pratica constantemente pelo seu gestor.

A organização racional do trabalho mais evidente nesta empresa foram à preocupação com estado físico e psicológico, a divisão de trabalho e as condições ambientais de trabalho de seus colaboradores.

A falha em um processo de comunicação pode provocar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização. Num primeiro momento a perda financeira parece ser o principal problema, que num processo ineficaz de comunicação pode gerar. Porem quando se põem em risco o clima organizacional, é muito difícil recuperá-lo. Com essa visão, a empresa em estudo investiu em cursos visando melhorar a interação linguística formal dentro da organização para que todos usassem uma linguagem clara, concisa e coerente.

Nesta organização há uma busca constante pela excelência na comunicação técnica e formal, tendo em vista os investimentos no preparo linguístico de seus colaboradores. Sendo que a comunicação vem sofrendo constantes mudanças ao longo do tempo, com o publico alvo cada vez mais exigente. Nessas condições é necessário exercer um controle total sobre o que, o como, o onde e o quando comunicar.

Segundo o site www.comunicaçãoempresarial.com.br Home Page (31 de Maio de 2014):

“Hoje a comunicação empresarial já desempenha papel fundamental definindo-se como estratégia para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações, produtos e profissionais eram vistos como acessórios descartáveis ao primeiro sinal da crise”.

Com a atual situação política nacional e internacional, a crise financeira e o aumento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com