TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais problemas de alfabetização e letramento no Brasil

Artigo: Os principais problemas de alfabetização e letramento no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Artigo  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

O vídeo enfatiza os principais desafios da alfabetização e do letramento no Brasil, sendo um processo complexo que envolve ações humanas e também políticas.

Pesquisas do SAEB revelam que 59% das crianças das séries iniciais do ensino fundamental, apresentam grandes dificuldades para ler e para utilizar a escrita na produção de texto, evidenciando um desempenho insatisfatório em leitura e escrita, ou seja, é um número expressivo de estudantes que não aprendem a ler e escrever na escola.

Pude observar através do vídeo e também do PLT alfabetização e letramento que, é muito importante esclarecer o que vem a ser Alfabetização e Letramento, pois para formar o alfabetizado letrado, é preciso criar condições nas salas de aula, tendo um espaço onde existam diversas formas de trabalhar com os textos, onde além de lidos e escritos, precisam ser também discutidos.

A Alfabetização é o processo de aquisição do processo de escrita, e o Letramento é o processo de desenvolvimento das práticas sociais de leitura e escrita, porém não devemos esquecer que, cada um tem a sua função, e ambos são indissociáveis, onde devem ser trabalhados juntos ao mesmo tempo e não separadamente.

A questão de alfabetização a princípio, é uma questão de ordem política, e essa desigualdade se manifesta de várias formas, tais como: se manifesta na infraestrutura da escola, se manifesta na própria formação do professor, se manifesta em como o professor ver o seu aluno, o professor deve compreender que alunos das camadas populares, das escolas públicas, tem as mesmas condições de aprender quanto qualquer outra criança de aprender de qualquer outro meio. Sendo assim, desenvolvendo uma boa metodologia.

O fracasso da alfabetização é uma questão persistente que vem desde tempos atrás até o momento presente, exigindo medidas políticas e pedagógicas. Entretanto é evidente que o Brasil tem obtido avanços na alfabetização, pois é um direito de todos, e a escola deve garantir que cada aluno possa ter acesso ao mundo da leitura e da escrita.

Vivemos na era da tecnologia, onde também nos deparamos com dificuldades com a alfabetização digital, porque existe uma evidente carência no preparo e capacidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação de forma plena.

As tecnologias são de suma importância, e precisa ser integrados no cotidiano de todos, a princípio para promover a alfabetização digital, através das escolas, os professores precisam também ser alfabetizar digitalmente, devendo se capacitar e dominar esse outro lado também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com