TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas sociais no Brasil

Projeto de pesquisa: Problemas sociais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Expressões da questão Social no surgimento do serviço social 4

2.2 Como era tratada a questão social no inicio do serviço social 4

2.3 Relações existentes entre as expressões da questão social no Brasil..................5

2.4 Manifestação contra as expressões da questão social na atualidade.................. 5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar e acompanhar a trajetória do serviço Social no Brasil, desde o início quando era praticado pelas senhoras católicas até a atualidade, descrevendo e pontuando as manifestações da população diante as diferenças das novas expressões da questão social no Brasil.

A CAMINHADA DO SERVIÇO SOCIAL NO RASIL

Com a expansão do sistema capitalista e a difusão da industrialização no século XVIII, os trabalhadores que antes residiam em fazendas- que adotavam o sistema feudal-migraram para as cidades em busca de emprego, com isso houve um crescimento da desordenado da população. As cidades não estavam preparadas para tal crescimento, nem tinham planejamento para essa demanda que resultou assim numa série de conflitos com as autoridades que não lhes davam qualquer assistência, seja na área da saúde, habitação nem alimentação, não havia políticas públicas nesse sentido. Houve uma notável separação de classes: De um lado a burguesia, classe dominante detentora do alto poder aquisitivo e do outro a classe trabalhadora que ofertava apenas a mão de obra barata, com o aparecimento de classes sociais, a burguesia necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria certo "controle" sobre os proletários.

Em meados do século XIX no Brasil , quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, a questão social se apresentava em expressões das desigualdades sociais que era tratada como caso de polícia, com repreensão, a classe burguesa recorreu à implementação de políticas sociais, desenvolvendo ações que visavam ocultar a sua subordinação, estimulando o clientelismo e assim exercer certo controle sobre as classes menos favorecidas. Na atualidade, no entanto, ainda hoje, a realidade brasileira explode em violenta contradição com aqueles ideais do que seria igualdade de classes, sabemos todos que vivemos num país marcado por profunda desigualdade social, e hoje, ainda sofremos um processo de negação dos direitos sociais.

Atualmente, podemos perceber que a sociedade ainda vive um período em que as expressões são de uma sociedade antagônica que se apresenta cada vez mais de forma desigual e segregadora, onde prevalecerá um pequeno grupo da população detentora do capital.

O capitalismo não caiu como sugeriu Karl Max pelo contrário ampliou-se cada vez mais, pois o mesmo baseia-se em busca de lucros, favorecendo, consequentemente, o desenvolver das entidades privadas, onde se observa que é de extrema necessidade a utilização da mão-de-obra da classe trabalhadora para o impulsiona mento dessa sociedade que vende sua força de trabalho por um salário que não supre todas as necessidades da família de um cidadão.

As Políticas Sociais atreladas ao desenvolvimento do capitalismo e as expressões da questão social vem com o objetivo de fornecer meios e recursos para minimizar esse cenário de desigualdade social que presenciamos, trazendo em seu bojo intelectual a luta e defesa da consolidação de uma sociedade igualitária que busque atender a todos sem distinção nenhuma.

O contexto que histórico que desencadeou a explosão do capitalismo no século XIX que demonstrou a explícita separação das classes, onde de um lado tínhamos a burguesia, detentora das riquezas, denominada Classe dominante e do outro a classe trabalhadora que só tinha a oferecer a mão de obra, denominada Proletariado, sofreu algumas mudanças no sentido do enfrentamento dessa problemática. Enquanto antes era tratado como caso de polícia e encarado como rebeldia, atualmente percebemos um avanço na operacionalização dos serviços prestados aos que necessitam, mas ainda é precário a sistema de enfrentamento da questão social. A constituição de 1988 menciona que os direitos sociais são aqueles que visam a garantir aos indivíduos o exercício e usufruto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com