TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais requisitos dos projetos de sustentabilidade ambiental

Artigo: Os principais requisitos dos projetos de sustentabilidade ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

NOBEL SUSTENTABILIDADE

2.1 – DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

Abreu (2008) relata, em seu texto, a abordagem o que é sustentabilidade, bem como sua origem e importância de existir para o meio ambiente.

Segundo o autor, sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Abreu (2008), informa que

Segundo a Wikipédia, a sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Entretanto, o autor alerta que a exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preenchendo as necessidades humanas de recursos naturais e garantindo a continuidade da biodiversidade local.

Referência Bibliográfica

ABREU, Carlos. Sustentabilidade? O que é Sustentabilidade? . Disponível em: . Acesso em: 24 set.2012.

2.2 –PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Os projetos de sustentabilidade ambiental visam à satisfação das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras, enquanto preservando a característica custo-benefício às empresas e empreendimentos.

Sustentabilidade é de fato um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana que, preservam a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejados e agindo em sua manutenção. Estes projetos de sustentabilidade ambiental são um meio de configurar as atividades humanas, de tal forma que a sociedade e as suas economias possam satisfazer as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente.

Um empreendimento sustentável deve obedecer a quatro requisitos básicos de projetos de sustentabilidade ambiental:

Ser ecologicamente correto;

Economicamente viável;

Sociamente justo;

Culturalmente aceito.

Para uma melhor compreensão sobre projetos de sustentabilidade ambiental é necessário distinguir eficiência ambiental e sustentabilidade.

1.2.3 Projetos de Sustentabilidade Ambiental – Sustentabilidade

Enquanto a sustentabilidade construir o indicador que garante a sobrevivência da espécie humana sem risco de catástrofes ecológicas, a eficiência ambiental construir a variável de referência para melhorar os níveis econômicos da vida ou o incremento da população sem declínio de níveis.

Logo, não se trata somente de reciclar ou apoiar uma instituição não governamental (ONG), mas de um ciclo contínuo de melhoria, tratando da elaboração de projetos de sustentabilidade ambiental para que o empreendimento ( funcionários, clientes, fornecedores, etc.) sempre busque a sustentabilidade sem sobrecarregar os recursos utilizados.

2.2.4 Projetos de Sustentabilidade Ambiental e Empresarial

Esta prática é fundamental às empresas que valorizam seu papel na sociedade,

isto é, que possuem projetos de sustentabilidade ambiental. É aplicável a todos os níveis hierárquicos e deve ser integrado à cultura corporativa do o negócio para o benefício máximo de todos os envolvidos.

No entanto, não basta apenas realizar Projetos de Sustentabilidade Ambiental, visando conscientizar a sociedade, público externo e interno, da sua relevância, das ações necessárias e de benefícios possíveis.

A ECP poderá elaborar Projetos de Sustentabilidade Ambiental, visando conscientizar a empresa e a sociedade de que preservar o meio ambiente e contribuir socialmente ( exercer a cidadania ) garantem lucratividade, redução de desperdício e boa imagem. Projetos de Sustentabilidade Ambiental – Produção mais Limpa (P+L)

Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de projetos de sustentabilidade ambiental integrados aos produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias - primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados.

A busca por novas tecnologias de P+L é parte essencial dos projetos de sustentabilidade ambiental em qualquer negócio. A melhoria constante de utilização dos recursos naturais significa a redução constante de desperdícios, ou seja, minimização de custos desnecessários e o incremento da lucratividade com maior competitividade.

Alguns exemplos desta tecnologia e incluem a reutilização de garrafas PET para confecção de outros produtos, utilização do bagaço da cana como fonte de energia, controle de qualidade evitando desperdícios, reutilização de subprodutos de processos, adoção de materiais biodegradáveis, entre outros.

A ECP pode desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental P+L de acordo com as necessidades de cada empresa, além de treinar e coordenar toda a implantação, incluindo o monitoramento e avaliação de resultados.

2.3 - COMO AS EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO DESENVOLVENDO PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE SEM TEREM PERDAS SIGNIFICATIVAS

As Empresas Brasileiras com mentalidades voltadas para a evolução da sociedade e, conscientes do seu atual papel no mundo, com a proposta da sustentabilidade, estão colocando os negócios ao lado de resultados e benefícios para a sociedade e o ambiente.A ação sustentável nas Empresas Brasileiras tem sido uma questão de atitude, estratégia e inovação empresarial.

Algumas atitudes tem sido tomadas pelas empresas como diminuição de custos e riscos, redução de desperdícios, água de reuso, coleta seletiva, treinamento de colaboradores operacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com