TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ovino

Projeto de pesquisa: Ovino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Ovinocultura

Introdução

A raça Texel teve a sua origem na ilha de Texel, localizada ao norte da Holanda.

Em fins do século XIX e início do século XX, os criadores passaram a cruzar as antigas ovelhas locais com carneiros de raças inglesas, como a Leicester, Wensleydale e o Lincoln.

Posteriormente, alguns criadores insatisfeitos com a cruza daí proveniente passaram a criar seus próprios ovinos, resultando um animal grande, precoce e com lã de boa qualidade.

Após diversas gerações de eficiente seleção, o Texel surge hoje, como uma raça de ovino tipo carne, de excelente qualidade e baixo teor de gordura.

No Brasil, a raça foi introduzida em 1972, pelos criadores Halley Marques e Ligia Vargas Souto que importaram da Holanda 18 fêmeas e 2 machos para suas fazendas, no município de Itaqui/RS.

Hoje, encontramos TEXEL em diversas partes do território brasileiro, de Sul a Norte, pois é um animal que se adapta muito bem aos vários tipos de solo, clima e pastagem.

Aspectos gerais

Ovino de tamanho médio, tendendo para grande, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta, evidenciando vigor, vivacidade e uma aptidão predominantemente carniceira. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã, pois, a par de uma carcaça de ótima qualidade e peso, produz ainda apreciável quantidade de lã.•.

Cabeça

Forte, larga ao nível do crânio, completamente livre de lã e coberta de pelos brancos, curtos e sem brilho. O comprimento da cabeça (da ponta do nariz à nuca) deve medir aproximadamente 1,5 vezes a maior largura quando observada de lado.

Arcadas orbitais salientes e olhos vivos e bem afastados.

Orelhas grandes, inseridas altas, com a concha interna voltada para frente e as extremidades levemente projetadas para frente e um pouco acima da linha de inserção, completamente livres de lã, mas cobertas de pelos brancos, curtos e sem brilho. As mucosas nasais, lábios e bordo das pálpebras devem ter pigmentação escura, preferencialmente preta.

Pescoço

Curto, musculoso, arredondado, bem inserido no corpo e sem estrangulamento na sua inserção com a cabeça. A sua pele não deve apresentar pregas.

Corpo

O corpo tem uma estrutura maciça, não muito comprida, sem, no entanto dar ao animal uma aparência de petiço.

As paletas são carnudas e bem afastadas, terminando em uma cernelha larga. Dorso, lombo e garupa são largos e nivelados. A garupa é volumosa e bem nivelada.

Os quartos são grandes, carnudos e arredondados, com entre pernas profundas e garrões bem afastados.

Um dos pontos notáveis da raça é o posterior, que visto por trás tem o formato de um “U” grande e invertido.

A cola é bem revestida de lã, devendo ser larga e ter um comprimento que não ultrapasse o garrão.

Membros

Fortes, de comprimento proporcional ao corpo, ossos de bom diâmetro e bem aprumados. A sua estrutura deve harmonizar-se com a robustez do corpo e evidenciar a sua capacidade de suportar um grande peso. Os cascos são bem conformados e pretos.

O diâmetro médio das fibras de lã varia de 27 a 30 micrômetros, o que na Norma Brasileira de Classificação de lã suja equivale às finuras cruza 1 e cruza 2.

A lã é branca com uma graxa um pouco cremosa, com rendimento ao lavar de 60%.

O ovino Texel produz lã de excelente qualidade, boa finura, com fibra forte e de grande aceitação pelo mercado produtor de fios.

As fêmeas produzem, em média, 3 kg e os machos 5 kg de lã. A finura da lã varia da qualidade cruza II a III, o que equivale a diâmetros compreendidos entre 27 e 30 micras. O comprimento da mecha é em torno de 15 cm.

Aptidões

Rústica e sóbria, produzindo bem no sistema extensivo e semi-intensivo.

Produz uma ótima carcaça, com gordura muito reduzida.

Prolífera, pois atinge índices de nascimento de 160%, tendo atingido na França índices de 190 e até 200%.

Precoce, em condições de pastagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com