TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DE HCl

Pesquisas Acadêmicas: PADRONIZAÇÃO DE HCl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O ácido clorídrico é uma solução aquosa, fortemente ácida que é normalmente utilizada como reagente químico, representando um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Este experimento foi realizado para que se pudesse determinar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada, através do processo de padronização. A padronização é realizada por meio da comparação com outra solução padronizada ou por titulação ou comparação com um padrão primário. Uma forma de proceder à padronização de ácido clorídrico é utilizando como titulante o carbonato de sódio e como indicador o vermelho de metila. Para se determinar essa concentração, usaram-se conceitos como solução padrão, titulação e ponto de equivalência.

Palavras-chaves: Ácido clorídrico, padronização, titulação e ponto de equivalência.

1. Introdução

O ácido clorídrico é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseada apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático. Uma das formas de realizar a padronização de ácido clorídrico é utilizando como titulante o carbonato de sódio e como indicador o alaranjado de metila. (BACCAN, 2001)

No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras (BACCAN, 2001). Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

A padronização, também chamada de fatoração, é feita por comparação com outra solução padronizada ou por titulação ou comparação com um padrão primário. Para uma substância ser considerada um padrão primário ela deve satisfazer os seguintes requisitos: Deve ser de fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro; Deve permanecer inalterada ao ar durante a pesagem. Durante a estocagem, a composição do padrão deve permanecer invariável; A substância deve proporcionar testes de impurezas mediante ensaios qualitativos ou de outra natureza, com a sensibilidade conhecida (O total de impurezas não deverá exceder, em geral, 0,01 a 0,02%); Deve ter uma massa molecular relativamente elevada, a fim de que os erros de pesagem possam ser desprezíveis; A substância deve ser facilmente solúvel nas condições em que será empregada; A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea, o erro de titulação deve ser desprezível, ou fácil de determinar exatamente por método experimental (RUSSELL, 1994).

A análise volumétrica consiste na determinação quantitativa da concentração desconhecida de uma solução, utilizando uma solução de concentração exatamente conhecida, que é a solução padrão. A operação de adição de uma solução (titulante) sobre a (titulada) usando uma bureta é conhecida como titulação (SKOOG, 2006).

A reação que ocorre entre a solução padrão e a solução de concentração desconhecida precisa ser acompanhada até o seu final. O ponto em que ocorre o término da titulação chama-se ponto de equivalência ou ponto final teórico ou estequiométrico. O final da titulação pode ser identificado por alguma mudança visual, produzida pela própria substância padrão ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que a mudança visual ocorre é chamado de ponto final da titulação. Numa titulação ideal, o ponto final visível coincide com o ponto final estequiométrico ou teórico. Na prática, no entanto, ocorre uma diferença muito pequena, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com