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PALACIO TAMARATI

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Por:   •  14/9/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

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Diagrama Morfológico

Ficha técnica

Nome do projeto: Palácio do Itamaraty

Arquiteto: Oscar Niemeyer

Início da construção: 1960

Inauguração: 20 de abril de 1970

Local: Brasília, no DF

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H.

Tabela Morfológica

1- Desenho urbano Espaço urbano Próximo ao Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Justiça, e os demais ministérios.

2-Fachadas Obra valorizada pelas quatro fachadas principais.

3-Proteção solar Apesar das leves janelas em guilhotina e em vidro protege as salas do sol poente.

4-Ventilação O Itamaraty e mais do que um espaço arejado.

5-Iluminação A iluminação natural e predominante no projeto.

6-Planta baixa Área construída total aproximada de 75.000 m2

1-Desenho Urbano

- A cidade e a paisagem urbana são monumentos que compõem Brasília e nessa composição se encontra o Palácio do Itamaraty, e deste espaço aberto sobre a Esplanada dos Ministérios, avista-se o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Justiça, e os demais ministérios. Tal como um mirante, dela se deduz o lugar da Praça dos Três Poderes, tanto quanto se reformula a própria presença formal do Palácio do Itamaraty em relação aos demais edifícios cívicos da cidade. O aspecto estrutural do Palácio é retomando através da arcada, que de potente estrutura, revela-se as relações entre o edifício e a paisagem que se percebe de sua varanda. Da varanda a arcada emoldura o horizonte do Cerrado que se integra ao Palácio, assegurando intimidade a quem pode debruçar-se sobre a escala monumental da cidade, recostando-se em seu peitoril, abrigado sob seu arcabouço.

Figura 1,2,3 e 4 desenho urbano

2-Fachadas

- O prédio é valorizado pelas quatro fachadas principais, com linhas de pilares cuja função é dar a impressão de que a caixa de vidro das fachadas mais internas é independente da cobertura, fato que na verdade não ocorre (Figura 1). As fachadas são todas em concreto aparente, cada uma constituída por linhas de 15 pilares, distantes 6,00m entre si, com um fecho superior de cada dois pilares em arcos ligados à cobertura. arquiteto Niemeyer abre acessos do Palácio do Itamaraty nos quatro lados de sua planta, enfatizando o acesso principal do Palácio voltado para a Esplanada: um plano rente ao espelho d’água perpassa três arcos se apresenta como convite a todos como é o caso da visita de chefes de Estado, embaixadores, ministros, generais, adidos, cônsules; mas também pode se multiplicar, tornando-se um usuário coletivo, quando consideradas as suas respectivas comitivas, preenchendo o grande vestíbulo com assessores, tradutores, secretárias, seguranças, além dos jornalistas. Enquanto os servidores públicos que trabalham no Itamaraty utilizam seus respectivos acessos, um outro universo de usuários visita e habita seus espaços: os turistas, que entre a surpresa e o deslumbramento se encantam com toda a potência formal e espacial do Palácio.

3-Proteção Solar

- O rigor de suas duas modulações aperfeiçoa a produção, bem como a execução da vedação de todo o Palácio, num desenho de legível racionalidade. O prolongamento da vedação da “caixa” de vidro como desenho do próprio peitoril da varanda transforma a percepção das dimensões do próprio edifício. As leves janelas em guilhotina representam a autonomia dos usuários, libertando os funcionários do controle exclusivo de suas aberturas. O vidro é outro material industrial largamente empregado, quer seja como vedação com material de revestimento. Seus vidros escuros — do tipo fumê — se diferenciam dos vidros verdes dos demais Palácios, obstruindo a plena percepção do seu funcionamento interno visto de fora, embora esta relação dentro/fora seja mantida em seu interior , valorizou a capacidade de espelhamento dos planos de vidro, considerando suas propriedades reflexivas, por sua geometria precisa e homogênea, ao invés de usar espelhos como no velho palácio. Destaca-se uma grande superfície assim revestida, junto das salas de recepção implantada precisamente no eixo médio do arco, que através do reflexo completa a imagem de seu desenho, ao mesmo tempo em que protege as salas do sol poente e valoriza a importância da espacialidade dessas salas com jogos de reflexos.

4-Ventilação

Com a integração espacial plena das salas de recepção com a sala de banquetes, a varanda também se torna um ambiente especial na dinâmica das cerimônias

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