TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Os Sabores Do Palácio

Casos: Resumo Do Filme Os Sabores Do Palácio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA - FATECI

GASTRONOMIA NOTURNO – 1 SEMESTRE

ALIMENTAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA

ANA PAULA MOREIRA BEZERRA

ANALISE DO FILME

A FESTA DE BABETTE

SÁVIA PASSOS CRUZ

FORTALEZA, 08 DE JULHO DE 2014

O filme A Festa de Babette se passa em meados da década de oitenta, no século XX, tendo como cenário principal uma cidade litorânea e campestre do interior da Dinamarca.

Em suas primeiras cenas são apresentadas duas irmãs, Philipa e Martina, e seu pai, o pastor de uma nova religião. As duas escolhem ajudar o pai no serviço da igreja e utilizam de caridade para isso. O patriarca apresenta-se como um homem controlador ao não permitir que homens se aproximem de suas filhas até que um dia chega a cidade o sr. Achille Pappin e o sr. Lorenz Lowenhelm.

Achille Pappin regressa a Paris desiludido amorosamente e Lorenz chega a conclusão que deseja o amor de Martina, mas que isso é algo impossível para ele. Retorna então, assim como Achille, aos seus afazeres militares anteriores com um desejo de compensar sua perda amorosa com o sucesso profissional. Todos esses personagens nos fazem perceber como felicidade, amor, religiosidade, caridade, música e gastronomia estão interligadas de tal forma, que com base nelas tomam as decisões que deixarão marcas por muitos anos em cada um deles.

Observamos que trinta e cinco anos mais tarde, quando o pastor já falecera e as duas irmãs já estão envelhecidas, a religiosidade ainda permanece em suas vidas de uma forma bem ativa, mas é nesse ponto da história que conseguimos deslumbrar a introdução de mais um elemento das artes: a pintura. O retrato do pastor é tratado como algo vivo, presente e digno de honra constante.

Durante o período informado acima surge Babette, empregada das duas irmãs. Ela trabalha durante 14 anos para elas e vê tudo o que se passa nas reuniões religiosas, servindo-os. Em uma dessas reuniões onde existem algumas contendas entre os membros, vimos até em então, a única cena onde Babette interfere energicamente no cotidiano das irmãs, pois a mesma nos parece ser durante todo o filme uma pessoa muito resignada, se ocupando com seus afazeres domésticos, bem como negociando no mercado os ingredientes de que necessita para preparar a alimentação diária. Suas características pessoais faz com que a personagem cative os membros da sociedade ao passar do tempo.

Nas próximas cenas o general Lorenz, já tendo estado na guerra e tendo conquistado o status que tanto almejava, regressa a cidade das duas irmãs e a partir daí começa em seu personagem uma autoanalise falando das escolhas que tomou e as consequências em relação as mesmas, levando-o a conclusão de que todas as suas vitórias no fim não passaram de derrota, pois o que realmente importava, ele não havia conquistado, o amor de Martina. Essa interpretação do personagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com