TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita ао Palácio Piratini

Artigo: Visita ао Palácio Piratini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Na capital do nosso estado, Porto Alegre, há diversos prédios históricos que envolvem questões políticas e culturais. Dentre todos eles, destacam-se o Palácio Piratini, Memorial do Legislativo, Assembleia Legislativa e Solar dos Câmara. Todos eles fundados em diferentes décadas, e todos já tombados para preservar suas estruturas que foram cenário de muitos acontecimentos históricos.

A partir disso, apresenta-se por meio deste, mais detalhes dessas construções fascinantes que marcaram a história do nosso estado. 

• PALACIO PIRATINI

Sede do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, ele foi construído no mesmo lugar onde era o Palácio de Barro, que por 107 anos foi a sede do governo do nosso estado. O Piratini tem grande valor histórico, político e cultural. A arquitetura foi inspirada no Petit Trainon, de Versailles, segundo alguns pesquisadores.

Na entrada principal tem esculturas que representam a Agricultura e a Indústria. As obras foram criadas pelo artista francês Paul Landowski, criador do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

• MEMORIAL DO LEGISLATIVO

O Memorial do Legislativo foi inaugurado em 30 de junho de 2010, e seu prédio é a construção mais antiga da cidade de Porto Alegre, datada de 1790.

Ele foi criado para resgatar a história política do Estado, contando a trajetória do Poder Legislativo.

No acervo os documentos abrangem os períodos desde o início do século XIX até os dias de hoje, em temas variados como documentos textuais, iconográficos, audiovisuais, fotográficos, micrográficos e digitais.

O Memorial do Legislativo desenvolve atividades como pesquisa, preservação e divulgação da história e memória do Parlamento gaúcho, para isso orienta visitas e desenvolve eventos de natureza histórico-cultural, como palestras e exposições.

• ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Presta serviços relacionados ao poder legislativo e disponibiliza vários espaços para a comunidade. Como o Recanto Gaúcho, espaço para cultivar a história do estado, instalado em um dos jardins de inverno da casa. O Teatro Dante Barone complementa a infraestrutura do local.

• SOLAR DOS CÂMARA

É o mais antigo prédio residencial de Porto Alegre. Foi construído em 1818 pelo desembargador José Feliciano Fernandes e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1963, nele aconteciam reuniões e encontros políticos que marcaram a história do nosso Estado. Em sua estrutura, foi instalado o antigo Departamento de Atividades Culturais.

Sete anos depois, o Legislativo deu início às obras de restauração e reciclagem. Em 18 de janeiro de 1993, o Solar abriu as portas novamente como novo espaço cultural da sociedade gaúcha. Hoje a casa abriga o Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais. No local, o público pode ter acesso à Biblioteca Borges de Medeiros, às exposições fotográficas da Sala J.B. Scalco e aos espetáculos musicais gratuitos do projeto Sarau no Solar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com