TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARAMETROS CURRICULARES

Exames: PARAMETROS CURRICULARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

A Secretaria de Educação tem se empenhado em ouvir as escolas e os seus

professores para viabilizar a construção de uma proposta de organização do Ensino Fundamental coerente com a política prioritária de melhoria da qualidade do ensino.

Neste sentido, está sendo divulgado este volume contendo diretrizes e referências curriculares para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, elaborado pela Coordenadoria de Educação.

Por certo, os professores terão grande proveito destas orientações, tendo em vista a melhoria da aprendizagem do aluno, centro de nossas ações educativas.

O Referencial Curricular Municipal para o Ensino Fundamental é um documento

resultante de uma série de encontros de estudos, com os professores da Rede Municipal de Ensino, através do sub-programa (Re)significando Saberes. Esta soma de esforços permitiu a produção desse documento, o qual considerou as discussões pedagógicas mais atuais. Que tal produção seja um incentivo e uma referência para o trabalho do professor, sinalizando uma grande mudança na prática pedagógica. Assim, busca-se efetivar uma educação de qualidade para todos.

Realizar mudanças é uma característica regular na história da humanidade. Tecnologia, modos de produção, educação, meios de transporte, organização das cidades, fontes de energia, meios de comunicação sofreram alterações no decorrer da história. Entretanto, o traço distintivo de nossa época é que as transformações ocorrem em uma velocidade cada vez maior, produzindo fluidez, flexibilidade e mutações constantes nas estruturas econômicas e sociais.

Em cada ponto do planeta está se produzindo informação e conhecimento, que podem ser disponibilizados instantaneamente on-line. O mundo em que vivemos já é muito diferente do que há cinqüenta anos, dos contextos previsíveis e duráveis e do conhecimento visto como um produto que se adquire e se conserva para toda vida. Nesse sentido, a educação podia estar assentada somente numa linha de transmissão de conhecimentos e memorização, em combinação com a aparente regularidade do mundo.

A contemporaneidade, marcada pela imprevisibilidade, flexibilidade estrutural e pela crescente quantidade de informação, exige um cidadão que precisa saber operar terminais bancários, utilizar o sistema de transporte, valer-se dos meios de comunicação como celulares e internet, trabalhar com pessoas de diferentes origens culturais e ainda conhecer as estruturas administrativas da vida social por onde transitam seus direitos e deveres. Portanto, participar efetivamente dessa sociedade requer, tanto dos estudantes como dos egressos da Educação Básica, uma crescente demanda por novos conhecimentos, competências e habilidades para que sejam capazes de lidar utonomamente com situações de/em diferentes contextos, desde as cotidianas até as do mundo do trabalho.

Os avanços técnico-científicos e sócio-políticos registrados no mundo inteiro nos últimos tempos provocaram mudanças na forma de ver e pensar a educação. Temáticas que há poucas décadas não sensibilizavam os pesquisadores tornaram-se emergentes. A exclusão de alunos com desvantagem social e econômica tornou-se explícita. Em consequência disso, no Brasil, assim como em diversas partes do mundo, existe a necessidade de que ocorra um movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com