TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros Curriculares Nacionais

Pesquisas Acadêmicas: Parâmetros Curriculares Nacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 2

Parâmetros Curriculares Nacionais

Uma inovação muito importante introduzida na prática pedagógica do professor é o fato do processo ensino-aprendizagem, a partir dos PCNs, voltar-se para o ensino de habilidades que, por conseqüência, devem gerar o desenvolvimento de uma ou mais competências pelo aluno.

As Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso foram elaboradas a partir das da contextualização das diretrizes nacionais para a Educação Básica oriundas dos documentos oficiais. A partir das reflexões histórico-evolutivas sobre o pensamento biológico no processo de ensino foi possível desencadear discussões para a construção de uma proposta de Orientação Curricular que contemple os aspectos ambientais, sociais e culturais mato-grossense.

As competências gerais, que orientam o aprendizado no ensino médio, devem ser promovidas pelo conjunto das disciplinas das áreas relacionadas as ciências, respeitando a diversidade para compreender que muitos aprendizados científicos devem ser promovidos em comum, ou de forma convergente, reforçando o sentido de cada uma destas disciplinas e propiciando ao aluno a elaboração de abstrações mais amplas.

As características comuns à Biologia recomendam uma articulação didática e pedagógica na condução do aprendizado, em salas de aula ou em outras atividades dos alunos. Uma organização e estruturação conjunta dos temas e tópicos a serem enfatizados em cada etapa também facilitará ações integradas entre elas, orientadas pelo projeto pedagógico da escola.

Nessas circunstâncias, importa o desenvolvimento de atividades que solicitem dos alunos várias habilidades, entre elas o estabelecimento de conexões entre conceitos e conhecimentos tecnológicos, o desenvolvimento do espírito de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade para com terceiros.

Para desenvolver todas as competências sugeridas pelo Pcn+ e Orientações Curriculares de Mato Grosso, é imprescindível que os conhecimentos se apresentem como desafios cuja solução envolve mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisão.

É importante que as propostas dos PCNs e Orientações Curriculares sejam discutidas e compreendidas integralmente pelos professores, pois sua efetiva implementação na sala de aula poderá contribuir para uma reorientação nas concepções e práticas de ensino correntes, já que não se trata de mera revisão de conteúdos a ensinar, mas de redimensionar o papel da escola e de seus atores.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Obtido em: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=463&cid=9909&parent=463 Acessado em: 7/07/2011.

PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

_http://www.seduc.mt.gov.br/ - Acessado em 7/07/2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com