TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NA COMPANHIA

Trabalho acadêmico: PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A MATEMATICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS. 4

3 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES. 5

4 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO. 7

4.1 - ABSOLUTAMENTE INCAPAZES: 7

4.2 - RELATIVAMENTE INCAPAZES: 7

5 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS. 10

5.1 - PATRIMÔNIO 10

5.2 - BENS 10

5.3 - DIREITOS 11

5.4 - OBRIGAÇÕES 11

5.5 - BALANÇO PATRIMONIAL 12

5.6 - ATIVO 12

5.7 - PASSIVO 12

5.8 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO 12

6 CONCLUSÃO 17

7 REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de aprofundar de maneira simples e fácil os assuntos relacionados ao cenário empresarial a serviço das empresas, a matemática a serviço das empresas, fatores ambientais das organizações, aspectos jurídicos dos empresários e a participação da contabilidade nas empresas. Para tal, foram realizadas diversas pesquisas em livros, internet e apostilas acadêmicas para a exposição de algumas idéias sobre estes assuntos.

Como tal, apresentará explicações básicas e de fácil entendimento sobre cenário empresarial.

2 A MATEMATICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS.

A matemática a serviço da empresa matemática financeira esta envolvida em: calculo; planejamento; possibilidades; lucros; prejuízos; prazos e etc. E segundo a doutrina contabilista, as funções da contabilidade são: função administrativa- objetiva o controle do patrimônio e função econômica- que é a aferição de lucro ou prejuízo apuração do resultado econômico das empresas. Os cálculos matemáticos são de grande necessidade para a vida profissional do contador e para a vida da empresa

A matemática é uma ciência que caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, falível, certo e real; pela investigação rigorosa, controlada, baseada em metodologia, proporcionando obtenção das conclusões científicas. (FERRÃO 2003, p.32).

Para o contador é necessário cálculos exatos para orientar analisar o desenvolvimento da empresa.

O conceito de duplo aspecto, que é o conceito básico de contabilidade, é expresso como uma equação matemática, conhecida como equação de contabilidade.

Cálculos de Contabilidade, tais como o cálculo da depreciação, a determinação da parcela do empréstimo, a determinação do preço do dinheiro em caso de compra e aluguel de sistemas de parcelamento requer o uso de técnicas matemáticas.

No texto “cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas” mostra o quanto a matemática auxilia tanto aos contadores, como os administradorores. A ajuda da matemática financeira faz que os gestores planejem com certeza os negócios futuros das empresas e para o contador é essencial, pois para investir e analisar é preciso primeiramente que ele saiba o que tem disponível matematicamente para à analise e o investimento, para contador saber se a empresa teve lucro ou prejuízo é necessário que olhe os dados matemáticos podendo organizar e crescer a empresa.

3 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.

Os ambientes externos são o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização podendo interferir na meta da empresa. O nível geral do ambiente externo da organização é composto pelas seguintes componentes: econômico, social, político, legal e tecnológico. Esses fatores externos têm atributos dinâmicos e são difíceis de serem controlados pelos gestores das organizações.

Em uma determinada empresa de roupas foi lançados uns determinados modelos de camisetas, mas ao lançarem os consumidores não se interessava mais pelo molde da camisa, fazendo com que os estoques da empresa fica-se parado. Essa modificação fez com que a empresa perdesse toda a sua produção e acabou tendo prejuízo.

Outro exemplo, a tecnologia esta sempre avançando, com essa visão o gestor de uma organização trocou algumas maquinas velhas por outras com tecnologia mais avançadas, após essa troca seus produtos tiveram resultados perfeitos e com muita eficiência e rapidez.

Com esses exemplos percebe-se que a influência dos ambientes externos modifica muito a empresa, podendo crescê-la ou levá-la a prejuízo ou até mesmo a falência.

As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados. definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (SILVIA MARIA p. 50).

Atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidades e incertezas que desencadeiam alto nível de competitividade no âmbito empresarial.

Sobreviver em mercados competitivos requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização. Fazer a análise SWOT para identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, é extremamente importante e possibilitará às organizações conhecer as forças que as cercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolherem efetivamente a sua estratégia competitiva. O microambiente é constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas, que envolvem e influenciam as empresas. Estas variáveis são: tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas. Já o ambiente de tarefa é o mais próximo da empresa e fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. As principais variáveis são: consumidores ou usuários, fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com