TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.692 Palavras (19 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 LEITURA OBRIGATÓRIA 5

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6

3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 8

4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 9

5 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11

6 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 12

7 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 13

8 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 14

9 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 15

10 RELATO DA OBSERVAÇÃO 16

11 RELATOS PLANOS DE AULA 17

12 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 21

13 RELATO DA REGÊNCIA 22

14 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 24

15 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 25

16 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 26

17 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 28

18 PLANO DE AÇÃO 29

19 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO escolar 32

CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

REFERÊNCIAS 34

INTRODUÇÃO

A realização do Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental, foi concretizada na Escola EMEI – Vicente Paulo da Silva e tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma complementação em sua formação, possibilitando uma experiência de 150h/aulas no qual poderá analisar e compreender como unir a teoria e prática dentro da sala de aula.

Através do presente relatório é possível analisar as práticas pedagógicas realizadas dentro da escola em questão e como esta trabalha com seus alunos no dia a dia. Estive presente na escola por 150h/aulas, entre as datas de 09/03/2020 a 10/04/2020, no qual avaliei o plano de aula, o Projeto Político Pedagógico da escola, o comportamento e experiência dos professores e orientadores responsáveis, materiais e estrutura da escola, entre outros.

O estágio contribuiu para um melhor aprendizado e uma pequena preparação e conhecimento de como será o início da profissão que como profissional escolhi para meu futuro.

1 LEITURA OBRIGATÓRIA

O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski; Leontiev e Elkonin.

O artigo busca compreender de que se trata o desenvolvimento infantil e como a educação por meio do professor pode beneficiar este desenvolvimento.

Em um primeiro momento o artigo se desenrola a respeito da educação para crianças pequenas, no qual foi levantando a questão de que este não passaria de um meio de preparar as crianças para o ensino fundamental. Por meio de debate e análise da importância da educação infantil, foi constatado que esta possui o objetivo de cuidar e educar, preparando o aluno para um convívio e interação no coletivo.

Vigotski afirma que não se pode comprovar por meio da biologia que esta educação realmente funcione, Leontiev e Elkonin concordam e relatam que cada situação é única e precisa se levar em consideração a relação da criança com o meio em que ela se encontra.

Para Vigotski, cultura é tudo que foi modificado ou criado pelo homem na natureza, desta forma, a educação por meio de um educador, não pode se basear na maturidade da criança nem em sua hereditariedade psíquicas, mas nos ensinamentos que lhe são passados.

Para que o desenvolvimento consiga atingir todo o seu potencial, Leontiev relata que se faz necessário que sejam cultivadas nas crianças as funções psicológicas com devida orientação, desta maneira Vigotski, Leontiev e Elkonin, negam as metodologias passivas de educação e definem que o educador possui um papel diretivo na educação da criança.

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico trata-se de uma documento em que se apresenta como funciona a organização e funcionamento da Escola EMEI: Vicente Paulo da Silva. Hoje a Escola em questão, fica localizada na rua Doutor Fleury Silveira, 295, na Vila Santa Maria, sob o CEP: 02563-010 na cidade de São Paulo/SP.

No Projeto Político Pedagógico é possível identificar o processo em que será realizado todo o desenvolvimento educativo e integração dos alunos dentro da escola e da sociedade em geral. Ainda voltado á educação, a escola busca proporcionar um espaço dinâmico onde os alunos e os professores sintam-se mais à vontade e entusiasmados a aprender.

Para que se possa alcançar o sucesso do Projeto Político Pedagógico, a escola trabalha com a conscientização dos professores, explicando a importância de se aplicar o que é proposto desde o inicio do ano letivo para que se possa alcançar um ensino de qualidade, atingindo o objetivo e alcançando o sucesso do PPP.

Inicialmente a organização do Projeto Pedagógico se dá pela apresentação da Escola EMEI: Vicente Paulo da Silva, sua história, seu corpo docente e demais informações a respeito da escola. Logo em seguida é apresentado os projetos nos quais a escola se dedica, tais como:

• Projeto Vivendo Valores na Escola;

• Projeto Apoio Pedagógico;

• Projeto Educação Com Ciência;

• Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com